ABAD divulga resultado do ranking; setor faturou R$ 287,8 bi em 2020

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020, realizado pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em parceria com a consultoria Nielsen, registra para o setor atacadista e distribuidor brasileiro crescimento de 5,2% em 2020, em termos nominais, com faturamento de R$ 287,8 bilhões, a preço de varejo. Em termos reais (número deflacionado), o crescimento foi de 0,7%, o que garantiu ao setor a participação de 51,2% no mercado mercearil nacional, avaliado pela Nielsen em R$ 562,3 bilhões no ano passado. Com pequena redução em relação ao ano anterior, essa participação permanece robusta e abrange mais de 50% do mercado pelo 16º ano consecutivo.

O Ranking ABAD/Nielsen, publicado desde 1994, analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto.

Os números apontam que a amostra formada pelas 660 empresas participantes do estudo faturou R$ 165 bilhões em 2020, representando uma fatia de 49,2% do faturamento total do setor, a preço de varejo. Os respondentes da pesquisa estão assim distribuídos: 136 do Centro-Oeste, 234 do Nordeste, 92 do Norte, 80 do Sudeste e 118 do Sul do País.

Quanto às modalidades, 73% (476) dos respondentes afirmam atuar no modelo distribuidor com entrega; 52% (337) afirmam atuar no modelo atacado generalista com entrega; 31% (203) afirmam atuar no modelo atacado de balcão; 11% (74) afirmam atuar no modelo atacado de generalista de autosserviço e 8% (50) afirmam atuar no modelo agente de serviços.

Quanto à área de atuação, os atacadistas geralmente concentram sua atividade em sua região de origem. Mais da metade das empresas (53%) atua em apenas um estado, mas responde por 19,8% (R$ 32,7 bi) das vendas totais. Outros 4% atuam em 10 ou mais estados, respondendo por 44,4% (R$ 73,2 bi) das vendas totais. Apenas 1% dos atacadistas atuam em todos os estados, mas respondem por 39,6% (R$ 63,8 bi) das vendas totais.

Veja abaixo os maiores desta edição do Ranking ABAD/Nielsen, em todas as modalidades de atuação:

TOP 11 EMPRESAS POR FATURAMENTO – BRASIL

 

Classific. Nome Fantasia UF Fat. Ano 2020 Var %
1 ATACADÃO SP 51.816.790.839,00 23,2
2 GRUPO MARTINS MG 6.536.491.080,10 28,3
3 TAMBASA ATACADISTAS MG 4.412.866.606,00 27
4 GRUPO DIA A DIA DF 2.783.400.100,00 39,6
5 SERVIMED COMERCIAL SP 2.728.469.673,00 6,4
6 ATAKADAO ATAKAREJO BA 2.687.885.490,00 29,2
7 DECMINAS / APOIO MINEIRO MG 2.666.303.432,34 52,7
8 DELLY’S FOOD SERVICE SC 2.524.685.229,59 16,7
9 JC DISTRIBUIÇÃO / COSTA ATACADÃO GO 2.373.041.564,68 57,2
10 VILLEFORT ATACADISTA MG 1.856.475.873,50 23,8
11 GAM DISTRIBUIDORA SC 1.845.531.251,00 7,7

 

Participação de mercado

Nelson Barrizzelli, coordenador de projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração e responsável pelas análises do Ranking ABAD/Nielsen, aponta que o recuo de 1,8 ponto percentual na participação do setor (de 53% para 51,2%) reflete parte da perda resultante do fechamento de bares, restaurantes e lojas de cosméticos ao longo de 2020. Para o consultor, o peso do setor no abastecimento de supermercados, farmácias, padarias, mercearias e açougues, que permaneceram abertos, compensou a perda de faturamento com os pontos de vendas que ficaram fechados.

A Nielsen aponta que os varejos tradicionais (comcobertura de 95% do setor) retraíram 0,4% e bares/restaurantes (85% atendido pelo atacado) apresentaram queda de 18,6% em 2020.  Por outro lado, o segmento de farmacosméticos aponta alta de 4,5%, e o de autosserviço pequeno (mercados com até mil metros quadrados) teve crescimento de 10% no mesmo período.

Otimismo – Apesar da permanência da pandemia no primeiro semestre, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, prevê para este ano o incremento das vendas, dada a importância do setor para o abastecimento:

“Temos confiança em continuar crescendo, mesmo porque lidamos com alimentos de primeira necessidade. E vamos em busca desse desempenho, melhorando ainda mais a qualidade da entrega, a disponibilidade de produtos e o zeramento da ruptura”.

Ele também reforça a importância do estudo anual para o setor. “Os números, as análises e tendências trazidas pelo Ranking vão ser primordiais para atingir esse nível de excelência na prestação do serviço, mostrando para o nosso cliente e para o nosso parceiro/fornecedor a força do setor atacadista distribuidor”, diz.

Crescimento das modalidades

Esta edição do Ranking ABAD/Nielsen mostra que os atacadistas de autosserviço são os que mais crescem, influenciados pela dinâmica de abertura de novas lojas e por estarem abertos num momento de pandemia, enquanto outros tipos de comércio permaneceram fechados. O crescimento da modalidade entre 2019 e 2020 foi de 24,9%, atingindo faturamento de 64,7 bilhões de reais. O atacado de autosserviço é também a modalidade que mais oferece postos de trabalho.

A modalidade distribuidor apresentou crescimento de 20,2%, com faturamento de 47,8 bilhões de reais, enquanto o atacado generalista com entrega evoluiu 18,2%, atingindo 46,2 bilhões de reais. O atacado de balcão cresceu 22,8%, para 5,2 bilhões de reais, e os agentes de serviços alcançaram 1 bilhão de reais, com crescimento de 18,5%.

Participação das modalidades no faturamento

Segundo a pesquisa, o atacado de autosserviço é o modelo de operação que responde pela maior fatia do faturamento, com 39,2% do total, seguido pelo distribuidor (29%) e pelo atacado generalista com entrega (28%). O atacado de balcão responde por 3,2% do tal, enquanto aos agentes de serviços cabe uma fatia de 0,6%.

Participação das regiões por modalidade

Na modalidade distribuidor, o Nordeste é a região que detém o maior faturamento, com participação de 30,8% do total. A segunda maior participação é do Sudeste, com 25,3%, seguido das regiões Sul, com 19%; Centro-Oeste, com 16,2%; e Norte, com 8,7%.

Em relação ao atacado generalista com entrega, o Sudeste entra com a maior participação no faturamento, que corresponde a 31,4%. O Nordeste participa com 26,5% do faturamento. Já o Sul corresponde a 17,4% do total, enquanto Centro-Oeste e Norte contribuem com 12,6% e 12,1%, respectivamente.

O faturamento do atacado de autosserviço tem 48,8% de participação da região Sudeste, mesmo sem contabilizar os números do Atacadão. O Nordeste contribui com 19,9% do total, e a região Norte, com 15,4%. O Centro-Oeste participa com 14,2%, e o Sul, com 1,7% do faturamento da modalidade.

O atacado de balcão tem no Norte seu maior destaque: a região corresponde a 39% do faturamento da modalidade no país. O Nordeste também comparece com significativa contribuição de 33,4%. A região Centro-Oeste contribui com 13,4% do total, enquanto Sudeste e Sul respondem, respectivamente, por 10,6% e 3,5%.

Na modalidade agente de serviços, a maior participação é da região Sul, que detém 40,2% do faturamento total. A região Norte responde por 24,3%, seguida das regiões Nordeste (15%), Centro-Oeste (13,6%) e Sudeste (6,9%).

Veja, nos quadros abaixo, os dez maiores de cada modalidade:

 

 

 

 

 

Veja, nos quadros abaixo, os dez maiores de cada região:


Tendências e perspectivas

O setor como um todo se apresenta otimista com o ano de 2021, de modo que 72,4% dos pesquisados acreditam em expansão da base de clientes, 80,3% esperam aumento no faturamento e 73,2% acreditam em elevação no volume. Ainda indicando perspectiva de crescimento, com otimismo mais moderado, 59,7% dos participantes da pesquisa veem aumento da rentabilidade e 52,9% esperam atuar com maior número de fornecedores.

Outra tendência apontada na pesquisa é a aposta em produtos de marca própria. Do total de 660 respondentes, um quarto (171) afirma que trabalha com essa linha, que representa 5,3% (R$ 8,7 bilhões) do faturamento total da amostra. Cerca de 50% desse montante é realizado pelo distribuidor com entrega.

Quanto às intenções de investimentos, o quesito que concentra as maiores perspectivas de aumento é o e-commerce, com 54,2% dos pesquisados, e novos formatos de negócios, mencionado por 49,2% das empresas. Para os demais investimentos, a previsão majoritária é de estabilidade.

Fonte: New Trade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!