O QUE GRANDES LÍDERES NOS ENSINAM PARA A CONSTRUÇÃO DE LIDERANÇAS DE SUCESSO

A liderança é uma posição que exige muita dedicação e responsabilidade. Normalmente, o líder possui um grupo de pessoas que deve confiar no trabalho e cooperar junto com ele. Estimular a equipe não é uma tarefa fácil e exige conhecimento de técnicas que ajudem no desenvolvimento do relacionamento dentro do ambiente empresarial.

Para orientar a sua equipe, o líder deve ter uma visão clara do mercado de trabalho e orientar sua equipe de acordo com o que esse olhar proporciona, sem nunca deixar de capacitar e treinar os seus liderados. Uma boa liderança é capaz de descobrir novos talentos e ajudar no desenvolvimento deles, contribuindo para o sucesso de todos.

Assim como os líderes ensinam, eles também precisam aprender com outros que apresentam experiências de sucesso. Por isso, aprenda algumas lições que grandes empresários deixaram sobre o mundo dos negócios.

1. ACREDITAR NO SEU PROPÓSITO

Abílio Diniz é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil e professor do curso Liderança 360° na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Abílio é conhecido por sua trajetória de sucesso no mundo dos negócios e um exemplo de liderança para muitas gerações.

Por falar em liderança, o empresário tem um grande ensinamento: acreditar no seu propósito. Em seu site oficial, Abílio estampa a frase “Por mais difícil que seja o momento que você está passando, acredite no seu propósito.”

Acreditar no seu propósito, e no da sua empresa, é essencial para ultrapassar todos os momentos bons e difíceis olhando para algo que vai muito além da situação vivida. Ter um propósito e acreditar nele é o que move os negócios de sucesso.

2. CONHECER OS SEUS LIDERADOS

Susan Wojcicki atua como Diretora Executiva do Youtube, maior plataforma de vídeos do mundo. Com uma longa carreira dentro da Google, ela já foi reconhecida pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Como líder, ela tem muitos ensinamentos, destacando-se a importância de conhecer os seus liderados. Susan acredita que se interessar pelas outras pessoas, por seus objetivos e sonhos, é uma forma poderosa de incentivá-las a atingirem suas metas e colaborarem com o grupo como um todo.

Desenvolver um relacionamento interpessoal com os funcionários, faz com que eles se sintam participantes da equipe e queiram fazer parte do crescimento dela.

3. VALORIZAR AS PESSOAS

Em uma matéria publicada pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, ressaltou-se um grande ensinamento deixado por Bill Gates, fundador da Microsoft. Quando perguntado sobre a qualidade que diferencia um líder das outras pessoas, o empresário respondeu: “Olhando para o próximo século, os líderes serão aqueles que empoderarem os outros”.

A partir da frase em questão, pode-se refletir sobre a importância de valorizar as pessoas e ser capaz de inspirá-las. Para isso, é importante conhecer sua equipe e comunicar-se com ela de forma que todos tenham consciência da importância de seus trabalhos.

Além disso, o líder também precisa oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho e incentivar seus liderados a perseguirem metas grandiosas.

4. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Oprah Winfrey é uma empresária norte-americana e reconhecida por ser a primeira mulher a criar e produzir seu próprio Talk Show. Mesmo com todos os desafios que enfrentou ao longo de sua carreira, Oprah nunca deixou de acreditar nos seus sonhos e trabalhar para que eles pudessem se tornar realidade.

Para chegar onde chegou, a apresentadora trabalhou sua inteligência emocional para exercer a capacidade de ouvir as outras pessoas, ter empatia, conduzi-las por um caminho de crescimento também.

Como prova da sua vocação em ajudar os outros, um dos projetos de Oprah é a Academia de Liderança para Meninas Oprah Winfrey, onde ela faz uso da educação para ajudar outras pessoas a melhorarem de vida.

5. NÃO TER MEDO DE ARRISCAR

Fundador do Facebook, maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg é reconhecido como um empreendedor nato, que soube aproveitar as oportunidades de desenvolver talentos e construir um negócio sólido.

Um dos grandes ensinamentos de Mark é não ter medo de arriscar, ao longo de sua jornada ele enfrentou alguns desafios e também precisou fazer escolhas para atingir seus objetivos. Muitas vezes, ao escolher algo, outras coisas ficam pelo caminho, e o empresário precisa estar disposto a tomar essas decisões focado não apenas nas metas a curto prazo, mas, principalmente, a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00