Mídia digital se torna tendência forte no setor supermercadista

As estratégias de marketing digital vêm se tornando uma prática bastante eficaz no processo de ampliação da boa relação entre a empresa e o cliente. 


Quando você não conhece uma empresa, qual o primeiro lugar que você busca sobre ela? Na internet. Pois, além de saber sobre o que é a empresa, tem a possibilidade de saber as opiniões de usuários que já tiveram contato ou alguma experiência com ela. Desta forma a internet não só é a porta de entrada, mas também uma espécie de vitrine, onde o usuário conhece sua marca, seu produto e seu dia a dia.

A mídia digital é toda comunicação feita no âmbito online, exemplos disso são posts no Instagram, Facebook, sites, links patrocinados que aparecem na sua timeline mesmo quando você não segue a empresa e no próprio Google. O objetivo principal é gerar engajamento e atrair o cliente estando onde a atenção dele está: “on”. 

Desde seu surgimento, o marketing digital vem evoluindo de maneira considerável no mercado, trazendo inúmeras ferramentas de publicidade e mídias digitais. A internet e as mídias sociais tornam-se assim cada vez mais presentes nas vidas das pessoas.

Na era virtual, assim como no mundo real, as pessoas querem se relacionar com quem agrega algo para elas, seja informação ou entretenimento. Os conteúdos divulgados pelas empresas não devem se propor a simplesmente vender produtos ou serviços, isso dará ao consumidor a sensação negativa de que a relação não é de mão dupla, estando ele provendo relacionamento sem receber nada em troca. Informações sobre o setor, curiosidades, bastidores do processo criativo. O conteúdo relevante também será o responsável pelo aspecto viral, o boca a boca do mundo virtual, e consequentemente o aumento da sua rede de contatos.

O varejo supermercadista vem passando por uma mudança em sua estrutura de comunicação e vendas, tendo que cada vez mais gerar valor, estar perto do cliente, entender suas necessidades e ser de fácil acesso. Isso ocorre porque o preço já não é fator crucial na mente do consumidor na hora de escolher onde realizar suas compras. Por isso, estar presente nas redes sociais é fator chave para se tornar o top of mind ao gerar uma boa experiência “on” e posteriormente “off”. Consequentemente, esse processo faz com que a empresa aumente a cartela de clientes e faturamento por não se limitar geograficamente no raio de influência onde a loja está inserida.

Andreza Mara, diretora de marketing e criação, da empresa iMarketing Soluções Integradas especialista em supermercados, revela como atrair e fidelizar clientes na era digital. “É necessária uma estratégia de branding direcionada a tornar a empresa visível e interessante, gerando interação e dando a ideia de que o cliente faz parte da construção da marca. Desta forma, a partir das redes sociais, cria-se o canal de atendimento e venda online, consciência de marca e fidelização. Todas as ações, a começar pela escolha das redes sociais que serão trabalhadas, baseiam-se em um estudo sobre o cliente que queremos alcançar. Assim, antes de decidir em quais redes sociais atuar, é necessário conhecer o cliente, saber onde ele está”.

Atualmente, os principais canais são: Instagram, Facebook e Google My Business, cada uma possui um público, uma abordagem e uma estratégia distinta. 

Nesse âmbito, podemos concluir que a melhor ferramenta para o supermercado é buscar especialistas que possam auxiliar nesse processo.