Liderança formadora, o poder e a influência do líder no crescimento da equipe e no sucesso da empresa

EXERCER BEM A LIDERANÇA É FUNDAMENTAL PARA QUE AS EMPRESAS SE MANTENHAM NO MERCADO E CONSIGAM CRESCER

A dificuldade de encontrar pessoas preparadas tem forçado cada vez mais as empresas a investirem na formação de seus futuros líderes. A Rede Cearense de Supermercados desenvolve uma série de ações nesse sentido. Antônio de Pádua, mentor da empresa MB&A estratégia e ação e atual gestor de operações da Rede Cearense, inseriu técnicas de grandes centros de treinamento da França e Espanha.

Na construção de sua carreira profissional Pádua conviveu com grandes líderes, alguns com excelente formação acadêmica e prática. No grupo Pão de Açúcar teve o privilégio de trabalhar sob o comando de grandes líderes focados em resultados, como José Roberto de Raphael no Extra Supermercados, Afonso Macagnani nos recursos humanos do grupo Pão de Açúcar, Dimitrios Markakis no Candia Supermercados, Deusmar Queiroz no grupo Pague Menos, Kasuhiro Takeda no grupo Takeda, entre outros.

“Aprendi a liderança formadora muito jovem, com meu pai, ele gostava muito de ensinar ações práticas, como arrumar um portão, trocar um pneu ou andar de bicicleta, depois com treinadores de futsal aprendi como comportar-me perante as táticas. Fui jogador de futsal por mais de 20 anos, nesse tempo aprendi o valor da equipe, o valor da doação em prol de um resultado e o valor da voz de comando, aprendi que podemos virar um resultado em segundos, e isto é, na prática”, revela, Antônio de Pádua.

A produtividade de uma equipe está ligada a dois fatores essenciais: organização e motivação. Para contar com uma equipe eficiente e altamente produtiva é necessário que o líder conheça os procedimentos adequados e as ferramentas que sejam capazes de mobilizar e influenciar pessoas. Como muitas vezes a liderança é desenvolvida na prática, muitos líderes não têm consciência sobre o impacto das suas ações e não percebem vícios que acabam comprometendo a produtividade de uma equipe. 

O formador de líderes é um profissional responsável por capacitar, por meio do autoconhecimento e das vivências, dando ao líder ferramentas para que possa exercer a liderança de forma positiva. Esse trabalho faz com que o líder se aproprie de seus pontos fortes e fracos e consequentemente aprenda a movimentar sua equipe em prol da produtividade e eficiência.

Antônio Pádua revela que desenvolveu suas teorias e métodos focado na liderança pela prática, pelo exemplo. Estudou muito os autores, Peter Senge (a quinta disciplina), Jhon Naisbitt (megatrends 2.000), Oscar Motomura (Amana key), Roberto Shiniashyki (instituto gente), ON THE JOB TRAINING, entre milhares de livros de estratégias e métodos de liderança.

“Criei junto com meu sócio Tiller Marinho na MB&A, e apoiado pelo Chico Barreto, presidente da Federação das Associações do Comércio - Facic, um método próprio difundido pelos consultores da MB&A consultoria e, expresso em um livro técnico denominado SHI REN”.

SHI REN, vem do Chinês e, significa busca de um propósito, confiança, crença positiva e acreditar, baseado em propósitos claros e objetivos o método ensina a liderança formadora na prática. Este método consiste em focar as situações por quatro visões:

  • Teórica

  • Prática

  • Lúdica

  • Presencial

O JOB TRAINING, método inventado em 1914 nos estaleiros americanos, consiste em que o líder:

  • Mostre a tarefa

  • Faça a tarefa juntamente com seu aprendiz

  • Acompanhe a tarefa

  • Avalie e pontue a tarefa

“Um líder formador não precisa ter habilidade nata, pode aprender e executar com sucesso qualquer situação. Quando o líder tem habilidade para ensinar (isto é, nato) e desenvolve o método, os resultados são fantásticos. Nos meus 30 anos de carreira pude formar milhares de profissionais neste formato e continuo fazendo isso”, conta, Antônio Pádua.

Na Rede Cearense de Supermercados é desenvolvido um plano estratégico e feito um treinamento adequado para cada tipo de loja, trabalham um modelo de controle de gestão, no qual treinam seus associados e suas equipes a desempenhar uma melhor gestão na movimentação de vendas e, consequentemente, obter um melhor resultado. 

Os treinamentos e capacitações sempre funcionam nas quartas e sextas feiras, quarta sempre focada nas questões da gestão de categoria, gestão de estoque, gestão de compras, gestão de marketing, e sexta feira para modulações profundas e desenvolvimento, como ensino do planejamento estratégico, ensino da questão da liderança, montagem em grupo de estratégias para todas as lojas.