Qual a importância do Compliance para as empresas?

Tenho acompanhado nos últimos anos diversos casos de corrupção no Brasil e no mundo, onde empresas de tecnologia e de outros segmentos tiveram seus nomes envolvidos em escândalos que levaram a perda de credibilidade, gerando desconfiança e prejudicando toda a sociedade em um efeito cascata.

A reputação e a boa imagem, além de outros fatores contribuem na hora de se escolher uma empresa, mas essas características não garantem a qualidade na prestação dos serviços.

Diretrizes para o Sistema de Compliance como por exemplo o selo de DSC 10.000, garantem a integridade das empresas, e funcionam como um mecanismo anticorrupção, estabelecendo regras e detectando atos ilícitos.

Essas regras não servem somente para passar confiança ao mercado, mas também tem papel fundamental dentro da administração das empresas, diminuindo o risco de fraudes, melhorando o controle, estabelecendo novos critérios de qualidade e organização e consequentemente levando ao aumento da produtividade.

Li um estudo da IDC, que revela que o mercado de TI deve crescer 4,9% no Brasil em 2020, além disso, a LGPD entrará em vigor ainda este ano criando o cenário ideal para empresas de tecnologia. A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados trará muitas oportunidades de negócios e as certificações de Compliance serão um diferencial para as empresas saírem na frente dos concorrentes.

As regras de Compliance ganharam importância nos últimos anos e no futuro serão essenciais para realizar qualquer venda. As regras têm o objetivo de melhorar processos, buscar novas formas de prevenção de riscos, e o mais importante garantir o alto padrão ético nas empresas.

O setor de tecnologia muda muito rápido e 2020 promete ser um ano que trará muitos desafios para a gestão de empresas. Os serviços de integração e capacitação ainda segundo a IDC devem crescer 9,6%, atingindo a marca de US$ 456 milhões.

As regulamentações de Compliance vieram para combater a corrupção, mas não se limitaram a apenas essa função, se tornaram mais uma base para enfrentar as rápidas mudanças do mercado, através de métodos bem estabelecidos e documentados que dão ao gestor uma visão muito mais completa e correta de sua empresa.

Sobre a Solo Network

Com quase 20 anos de experiência e mais de 5.000 clientes ativos, a Solo Network é uma empresa de tecnologia premiada nacional e internacionalmente pelas fabricantes que representa. Dispondo dos mais altos níveis de certificações (Microsoft, Kaspersky, Adobe, Autodesk, Huawei e Lenovo entre outros), tem uma ampla gama de entrega, atuando em áreas como Nuvem e Data Center, produtividade empresarial, segurança digital e soluções para o mercado criativo e de engenharia. Para mais informações, visite:http:// www.solonetwork.com.br/home

Sobre Audreyn Justus

Presidente e fundador da Solo Network, o executivo tem mais de 25 anos de experiência no mercado de TI. Já trabalhou em empresas como a Listel e Rede Paranaense de Comunicação