Rede Paraíba comemora 13 anos com expansão de negócios

Mesmo em momentos difíceis a rede continua em crescimento econômico e estrutural 


Fundada em 2008 por um grupo de 13 empresários supermercadistas, a Rede Paraíba de Supermercados comemora em setembro 12 anos. Nascida na cidade de João Pessoa, teve José Eudes, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), como um dos maiores incentivadores do projeto, promovendo muitos encontros e até disponibilizando os galpões da CONAB para armazenamento de mercadorias. 

Josemar Alves foi o primeiro presidente da Rede Paraíba, deixando um bom exemplo de sua administração. Atualmente a central tem Maria Pereira a frente da presidência e Edilson Barbosa na gestão, conta com 18 associados e 26 lojas. Em 2019, a rede teve um faturamento de R$ 208 milhões.

Para fazer parte da Rede Paraíba, Maria Pereira fala que é necessário preencher alguns requisitos. “Primeiro tem que estar em uma cidade que não tenha outra loja da rede da gente, e se tiver, tem que ser em uma distância de no mínimo 5 km de uma para outra. A loja tem que ser lucro real, não pode ser simples e tem que ter no mínimo três anos de abertura”, expõe a presidente da rede. 

Maria Pereira também explica que a solicitação tem que ser aprovada por todos os sócios, se um votar contra, não entra. “Tem que ser pessoas idôneas, a gente faz uma pesquisa no mercado e só pode inaugurar se a loja tiver dentro do padrão rede paraíba, com a fachada, acabamento e tudo direitinho”, encerra.

Em abril deste ano, as lojas da rede cresceram em torno de 13% e em maio chegou a 17% a média. Para o enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, foi implantado o modelo de vendas e-commerce nas lojas que ainda não tinham, também foram implementadas muitas medidas de segurança para garantir a saúde dos colaboradores e clientes.

Este também foi um ano de expansão para Rede Paraíba, em março foi inaugurada um novo centro de distribuição. Edilson Barbosa, gerente da rede, conta que o projeto já estava sendo estudado há bastante tempo. “Ano passado, quando fomos ao encontro de redes e centrais de negócios realizado pela Revista Nosso Setor em Fortaleza, voltamos com a certeza de que tínhamos que ter nosso próprio CD e começamos a trabalhar. Antes a nossa sede era em João Pessoa e ela só tinha 600 m2 de galpão, mudamos para Guarabira, que hoje é uma cidade central para nossas lojas. Temos agora um galpão de 2.350 m2 de área coberta, temos câmara fria para 350 toneladas e estamos começando bem”, conclui.

Mesmo sendo um ano atípico, as lojas da rede não perderam o pique junino e foram todas enfeitadas para o clima de São João, trabalharam muito forte a simbologia da festa nas nossas redes sociais e nos encartes, que não deixaram as ofertas de fora.


Marketing em tempos de pandemia

Para o enfrentamento das mudanças pelas quais o mundo está passando, o setor de marketing da Rede Paraíba, representado por Verônica Azevêdo, buscou trabalhar o relacionamento com o cliente e se adequar à comodidade do serviço de delivery. “Nosso novo CD também é uma oportunidade de nos manter mais competitivos, é onde a rede vai conseguir trabalhar ações com o time mais rápido, comprar o produto numa condições mais competitivas e interessantes, garantindo o abastecimento nas lojas”, afirma.

Como as ações em loja estão mais cautelosas, está sendo um ano completamente atípico, explica Verônica. “Quando a gente falava em São João na Paraíba, no final de maio já começávamos os preparativos. Hoje a gente tá trabalhando mais com a ideia do São João em casa, ofertando produtos para os clientes aproveitarem curtindo as lives.  Nós temos o instagram da rede e temos também das lojas. A gente trabalha com temas mensais, se relacionando bem com o cliente, muitas lojas já estão com aplicativos para trabalhar o e-commerce, outras lojas trabalham com vendas pelo whatsapp, conseguimos fazer uma divulgação bacana dentro do instagram”, encerra.