3 erros comuns que atrapalham a produtividade no home office – e como evitá-los
Alguns hábitos dão uma falsa sensação de que você está trabalhando, mas tiram o foco do que realmente importa
Assim como o home office tem muitas vantagens, como economizar o tempo de deslocamento e permitir usar roupas confortáveis, ele também pode ser traiçoeiro. Isso porque pode ser mais difícil se concentrar e manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal quando sua casa se torna seu escritório. Em muitos casos, a transição para o trabalho remoto causa desafios à produtividade.
Existem vários erros comuns que as pessoas cometem em suas rotinas de trabalho remoto que atrapalham a produtividade, segundo Anna Dearmon Kornick, consultora de gerenciamento de tempo e head of community da Clockwise, plataforma de calendário online. À CNBC Make It, ela cita os três principais hábitos que desperdiçam o seu tempo e ensina como evitá-los:
1. Responder e-mails imediatamente
Com a comunicação toda sendo feita à distância, responder os e-mails assim que eles chegam à sua caixa de entrada pode passar uma falsa sensação de produtividade. No entanto, você está roubando tempo de um trabalho mais importante. “Seu dia se torna fragmentado e você não terá espaço disponível para se concentrar no trabalho real que precisa ser feito”, explica Kornick. A especialista recomenda agendar três períodos de 30 minutos para verificar suas mensagens durante o trabalho.
2. Perseguir “coisas brilhantes”
Ao longo do dia, surgem novas tarefas e pequenas ações que nos distraem de trabalhos mais importantes. Os psicólogos chamam esse fenômeno de “síndrome do objeto brilhante”, que descreve o hábito de se distrair com qualquer coisa nova ou excitante. “Realizar muitas pequenas coisas nos dá doses de dopamina, o que nos faz sentir bem, até percebermos que procrastinamos nosso trabalho de maior prioridade perseguindo as coisas brilhantes”, diz Kornick.
Para não cometer esse erro, revise sua lista de tarefas pela manhã e escolha as três principais coisas que você precisa realizar. Em seguida, crie blocos de tempo em sua agenda dedicados a cada um desses itens. A consultora recomenda guarde as tarefas menores para depois de eliminar pelo menos uma das três principais.
3. Navegar pelas redes sociais
Ao mesmo tempo que o celular pode ser útil para trabalhar, o equipamento se torna uma fonte de distração quando você perde muito tempo nas redes sociais. Desativar suas notificações e colocar seu telefone em uma sala diferente pode ajudar a conter a tentação de verificar os aplicativos. Se isso não for possível e você precisar estar acessível em seu dispositivo, Kornick recomenda experimentar um tempo menor longe do celular para progredir em projetos mais difíceis.
“Defina um cronômetro para 20 a 30 minutos e verifique seu telefone apenas quando o cronômetro tocar”, diz ela. “Essas distrações não vão desaparecer tão cedo, mas podemos aprender a estabelecer limites e fazer o nosso melhor para nos concentrar no trabalho.”
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios