5 estratégias para vencer a síndrome do impostor

A síndrome do impostor é comum entre empreendedores e pode levar a práticas de auto-sabotagem que prejudicam tanto o indivíduo como o seu negócio

Você já se sentiu como uma fraude no seu ambiente de trabalho? Como se a qualquer momento seus superiores fossem perceber que cometeram um erro e que você não deveria estar ali? Se a resposta for positiva, talvez você seja vítima da síndrome do impostor. Trata-se de uma armadilha mental que faz com que você questione as suas capacidades e se sinta um “impostor” na sua própria vida.

Profissionais que são avaliados com frequência, como os empreendedores, têm grande probabilidade de desenvolver esta síndrome — o que pode ser prejudicial tanto para eles como para os seus negócios. Questionar o seu valor e, consequentemente, o do seu trabalho, pode impedir de assumir riscos, aprender com os erros e prosperar no seu nicho de atuação.

Para ajudar a escapar do problema, uma reportagem da Entrepreneur elanca cinco estratégias. Confira:

1. Lembre-se: a experiência é sua

Empreender não é apenas ter um negócio, mas passar por todas as experiências que envolvem este processo — incluindo os desafios e as frustrações. Uma maneira de lutar contra os pensamentos que dizem que você não é capaz é encarar as dificuldades como parte do aprendizado e ter coragem para lidar com os riscos no caminho.

2. Crie uma atmosfera que permita erros

A princípio, esta dica pode parecer estranha, já que o normal é sempre buscar acertar. Apesar disso, saber que há espaço para equívocos, principalmente no ambiente profissional, pode ser libertador. Você pode abandonar o perfeccionismo e ganhar segurança para assumir riscos e, assim, promover o crescimento da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale conosco! Available from 08:00 to 22:00