MARKETING DIGITAL: OS 3 PRINCIPAIS APRENDIZADOS EM UM ANO DE PANDEMIA.
Passamos anos e anos falando que o marketing digital seria o futuro, pois bem, o futuro chegou e ele já é mais que importante, é essencial!
Talvez imaginássemos que o futuro seria com carros voando e robôs fazendo tudo por nós e isso, em partes, é verdade, mas o futuro também veio com surpresas não tão agradáveis: A COVID-19.
Ela veio para mostrar que nada é controlado por nós, mas também nos ensinou que podemos nos mover e decidir o que fazer com a dificuldade, aí entra o nosso tão falado: Marketing digital.
Um ano atrás tudo o que falávamos era que toda empresa precisaria ter seu espaço on-line, mas muitos empresários acabavam deixando para depois por vários motivos, talvez sua empresa fosse algo lucrativo sem uma plataforma digital ou até mesmo por falta de prioridades, então veio a Pandemia, comércios fechados, sem poder receber clientes presencialmente, e agora?
Todo mundo teve que se movimentar em um ato emergencial para salvar os seus negócios e nem todos conseguiram, de acordo com a pesquisa Pulso Empresa, desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, 716.000 empresas fecharam as portas até Julho de 2020.
Um ano que durou uma eternidade, deixou muitos aprendizados e irei citar apenas 3, que se você, até agora, não colocou em prática talvez seja o momento de repensar.
1.TODOS NÓS PODEMOS NOS REINVENTAR
Uma das maiores verdades percebidas nesse período: O ser humano se adapta a todas as situações, mesmo que com muita dificuldade. Vimos a lojinha, de vários anos, da esquina, criando um instagram e fazendo entregas por apps de delivery, aquele “senhorzinho” que não sabia usar o celular, baixando um app de corrida para trabalhar e muitos outros exemplos que você deve ter vivido.
O mundo não é engessado, então por que você seria? É quase que óbvio que precisamos nos atualizar. Um celular quando não tem as atualizações necessárias fica ultrapassado, da mesma forma é o seu negócio.
Por isso, mude, evolua e dê prioridade ao que traz resultados hoje.
- O SEU INSTAGRAM OU O SEU SITE É A SUA VITRINE
O tempo que você ou seu colaborador passavam arrumando vitrines e prateleiras agora é gasto pensando e produzindo conteúdos, pois é isso que vai trazer vendas para o seu negócio. E além de conteúdos apenas de produtos, sua marca precisa ter uma personalidade, um posicionamento e causas, pois o consumidor está cada vez mais seletivo e ligado às causas sociais, então não é promoção, preço baixo e superficialidade que vão prender a atenção e fazer ele amar a sua marca, pode até funcionar por um tempo, mas não é algo sustentável.
Então, se você puder guardar algo desse artigo, guarde isso: Tenha uma causa, depois tenha uma marca!
- O MARKETING NÃO É NOVIDADE, ELE SÓ EVOLUIU
Afinal, o que é o marketing? Resumindo, é um conjunto de estratégias para gerar desejo no seu cliente. Como é feito isso? Já foi feito de muitas formas que funcionaram por muitos anos, mas hoje a vida é outra, temos informações rápidas em apenas um clique e por isso as estratégias também mudaram.
Você já parou para pensar que o marketing sempre foi muito utilizado, até mesmo por quem não tinha nenhum conhecimento científico sobre o assunto? Um empresário via algo dando certo com alguém e simplesmente ia lá e copiava. Sabe aqueles “carros de som”, panfletos e vendedores de porta de loja com microfone? Isso ainda funciona? Em alguns casos sim, mas o impacto é muito pequeno comparado com o que temos de mais “atual”.
Hoje o seu site ou seu instagram, são as suas vitrines, os influenciadores são os seus “panfletos” e o seu cliente é o seu “carro de som”. As pessoas gostam de ver pessoas usando o produto ou serviço, dizendo se vale a pena mesmo ou não, pessoas se identificam com pessoas e por isso é tão importante um trabalho com marketing de influência e também uma produção de conteúdo humanizada para suas mídias sociais, repito, somente fotos de produtos e frases de “compre agora” não são mais eficazes. Conheça o seu cliente e pense em como ajudá-lo, esse é o grande segredo e também o grande desafio. Poderia escrever 100 páginas falando sobre como ajudar você e sua empresa, pois o marketing é infinito, mas acredito que com esses 3 primeiros passos você pode mudar para melhor os seus resultados.
Por: Ana Cecília Mavignier, @anamavignier_ CAP do Canjica Studio – Agência de Marketing Gastronômico