IMPACTOS DO LOCKDOWN NO VAREJO
O AVANÇO DA PROLIFERAÇÃO DE COVID19 ALIADO COM A LOTAÇÃO DE LEITOS DE UTIS EM TODO BRASIL TEM FEITO COM QUE GOVERNADORES EM VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL TENHAM DECRETADO LOCKDOWN, O QUE AFETA DIRETAMENTE O VAREJO E EXIGE QUE OS EMPRESÁRIOS E GESTORES ADOTEM MEDIDAS NESSE PERÍODO. COMO PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O VAREJO ALIMENTAR PODEMOS DESTACAR:
Comprometimento da renda de parte da população.
O lockdown compromete a renda de boa parte da população, sobretudo da iniciativa privada como autônomos, vendedores que trabalham por comissão, empreendedores e colaboradores de categorias que não podem funcionar, o que cria um cenário de incerteza. Esses consumidores por sua vez vão buscar preço, lojas e redes varejistas que conseguem vender uma imagem agressiva de competitividade principalmente em produtos de alto giro da cesta básica como arroz, feijão, açúcar, leite dentre outros produtos.
Importância da imagem de competitividade para não perder o cliente da loja.
A loja que não mostrar uma imagem agressiva de competitividade, muitas vezes corre o risco de perder mercado para os Atacarejos. Fazendo um breve histórico, em 2008 foi o ano que os Atacarejos como Atacadão e Assaí viveram uma aceleração do crescimento do Brasil, uma vez que diante da crise econômica vivida no Brasil, muitos clientes buscando economizar migraram para esse formato e ganharam força.
Absorção de parte das vendas de bares e restaurantes.
Além dessa realidade, precisamos ressaltar que com o fechamento de bares e restaurantes, que segundo a ABRASEL é um mercado de mais de 230 bilhões por ano no Brasil, em tempos de lockdown os supermercados absorvem boa parte da de[1]manda desse setor que passa a comprar no supermercado e consumir em casa. Portanto, ano passado observamos um crescimento acentuado de produtos como bebidas, pratos prontos como sorvetes, pizzas, milhos para pipoca, queijos finos entre outros produtos. Portanto, é preciso montar um mix de produtos que permita que o cliente faça o seu “Boteco em Casa”.
Fortalecimento da importância de estratégia de compras.
Como ocorrido nos lockdowns do ano passado, observando um grande aumento no índice de ruptura nas lojas pelo aumento da demanda. Isso associado aos sucessivos aumentos de combustível e a alta do dólar, faz com que muitas empresas aumentem a tabela nesse período. Portanto, é fundamental que os compra[1]dores tenham estratégia na hora de comprar para não sofrerem demasiadamente com rupturas ou altas nos preços que venham a comprometer os resultados do seu supermercado.
- Proteger equipe interna e externa.
Adote todos os protocolos sanitários para proteger o seu cliente e a sua equipe. Obs.: Não esqueça da sua equipe.
- Crie Imagem de Competitividade, mas tenha cautela.
Ao mesmo tempo que você deve ter imagem de competitividade, deve ter cuidado para não vender tudo sem margem e o próximo pedido vir cheio de reajustes e você ficar com preço caro.
- Cadastre Pratos Prontos.
Cadastre pratos prontos que facilitem a vida dos clientes. Como pizzas prontas, lasanhas, sorvetes, castanhas, milho para pipoca, bebidas, linguiça cuiabana. Lembre-se do conceito de “Boteco em casa”. Outra coisa a ser valorizada é a sua padaria própria com produtos diferenciados, kits para aniversários de clientes em casa e outros mimos.
- Fortalecimento das compras remotas por Aplicativo e Delivery.
As compras por aplicativo e delivery tem uma alta neste período de pandemia. E a dica para o fomento do aplicativo é “oferta exclusiva no aplicativo” e “oferta exclusiva do dia” com vantagens claras para o cliente que aproveitar.
- Valorize produtos que cuidam da saúde.
Esse é um momento estratégico para destaque e venda de produtos relacionados à saúde como álcool em gel e máscaras. Portanto, toda loja deve ter pontos extras de álcool em gel para lembrar o cliente de se proteger, além de venda por impulso de máscara e embalagens peque[1]nas de álcool em gel nos caixas.
- Monte um Comitê de Gestão.
Em todos os clientes de consultoria em supermercados, montamos um comitê de gestão com os principais líderes da empresa a fim de criarmos, planejar estratégias, acompanhar e controlar resultados.
- Engaje e valorize a sua equipe.
Nesse momento, precisamos resgatar o propósito da equipe de abastecer a população brasileira e proteger os clientes. Equipe valorizada e engajada proporciona a satisfação do consumidor e lucratividade do varejista. Que Deus Abençoe Todos Vocês. Grande Abraço do Consultor e Palestrante Domingos Cordovil.
DOMINGOS CORDOVIL é Ceo da Cordovil Consultores Associados e Palestrante. Administrador de Empresas pela UFC Universidade Federal do Ceará, Especialista em Varejo, Gestão de Vendas e Trade Marketing. Professor do MBA da UNIFOR em Gestão de Vendas e Distribuição, Professor TRADE MARKETING pela MRH Gestão, Consultor do SEBRAE NACIONAL para capacitação de consultores para atuação no Varejo. Com vasta experiência nacional em empresas como: Grupo Ypióca, Diageo, Sucos Jandaia, Alyne Cosméticos, Grupo 3 Corações, CERBRAS, Danone, Sorvetes FrutBiss, Supermercado Paulo Belo, Bauducco, M. Dias Branco, SEBRAE, Distribuidora Solmar, Grendene, Tetê Distribuidor –Havaianas, Nestlé, Uniforça, Super Lagoa, Jsb, Cdl, Acad, Facic, entre outros clientes. www.domingoscordovil.com.br