EMPRESAS AUMENTAM INVESTIMENTO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO ANO DE 2020
Dados apresentados em pesquisa, mostram relação das empresas varejistas com o investimento em transformação digital nos últimos três anos
A 3ª edição da pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com Oasis Lab Innovation Space, apresentou um estudo sobre os investimentos em transformação digital (TD), automação e treinamento dos funcionários de empresas varejistas brasileiras, trazendo também um panorama sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda.
Entre os principais apontamentos da pesquisa está o crescimento na transformação digital, que em 2020 chegou a 69%. Na pesquisa realizada este ano, o percentual já chega a 90%, sendo investido 0,73% do faturamento bruto das empresas entrevistadas, frente ao investimento de 0,39% no ano anterior.
Para os varejistas entrevistados, as principais vantagens ao investir na TD são referentes ao aumento da vantagem competitiva no mercado e na melhor experiência do consumidor, o que resulta no maior faturamento das lojas e um maior engaja[1]mento dos consumidores principalmente nos canais digitais.
Ainda de acordo com os entrevistados, apesar de o investimento em transformação digital já ser uma realidade, muitos desafios são encontrados ao fazer essa implementação nos negócios. Entre os principais apontamentos estão 40% apontam a dificuldade na mudança da cultura organizacional, 23% possuem questões financeiras envolvidas e 26% destacam os processos.
Entre as empresas selecionadas, 27% tiveram faturamento, em 2020, entre 500 milhões e 100 milhões de reais, 12% entre 500 milhões e 1 bilhão de reais, e 23% acima de 3 bilhões de reais. Os segmentos que mais investiram em transformação digital no ano anterior foram supermercados, hipermercados e atacarejos (27%), outros segmentos (19%) e lojas de departamentos (15%). Em 2021, supermercados, hipermercados e atacarejos, moda e foodservice aparecem empatados com 17% cada.
Já em relação às principais ferramentas implementadas no atendimento ao consumidor, estão soluções em meios de pagamentos (94%) e análise de dados no ambiente online (77%). Com 51% das escolhas, soluções em logísticas são apontadas como principal ferramenta de implementação nos próximos 12 meses.