RESILIÊNCIA E TRANQUILIDADE: REVISTA NOSSO SETOR PASSA POR RENOVAÇÃO E SE REINVENTA PARA LEVAR AINDA MAIS INFORMAÇÃO PARA O MERCADO
Após sucessão familiar, Regina Amorim e Shayene Amorim assumem a Revista e focam na
inovação para trazer uma nova cara para o projeto
Revista Nosso Setor foi lançada no ano de 2008, a partir de uma necessidade de mercado que o Antônio Vieira sentiu. Na época, o visionário percebeu que faltava um veículo de comunicação que falasse diretamente para o setor supermercadista, principalmente no Ceará. A partir dessa percepção, ele iniciou o projeto com o objetivo de suprir essa demanda para o empresário e viu que a Revista passou a atuar com o objetivo de levar informações, fornecer insights, trazer entrevistas com importantes nomes do mercado, realizar a cobertura de eventos e também ser um canal de negócios.
Dessa forma, ao longo dos 13 anos de distribuição, a Revista Nosso Setor foi se aperfeiçoando para entregar cada vez mais qualidade para os leitores através de temas relevantes para o setor supermercadista, expandindo a abrangência também para os setores atacadista e industrial. “ O Vieira juntou os três setores e se tornou um braço entre eles, já que conseguimos levar novas indústrias a ter contato com supermercados, rede de supermercados. Hoje a gente tem aqui no Nordeste grandes grupos de supermercado e ele […] despertou esse relacionamento de algumas indústrias com esses supermercados.”, ressalta a diretora de marketing da Revista Nosso Setor, Shayene Amorim.
Com a missão de trazer informação e ajudar o empresário a se adaptar a realidade do mercado, a Revista Nosso Setor segue sendo fonte de inspiração trazendo tendências do mundo de negócios e histórias de pessoas bem sucedidas que começaram seus negócios com muita luta, mostrando que é possível atingir sonhos quando se mantém a persistência. “A missão da Revista é essa, trazer o conhecimento de maneira facilitada, além de promover uma maior disseminação para os empresários que já estão consolidados, para que eles possam se comunicar, apresentar pras pessoas o que eles estão fazendo no dia a dia, mostrar projetos e sonhos que eles realizaram, além de também fazer as interações que promovam uma comunidade de apoio”, aponta a diretora executiva, Regina Amorim.
Sucessão Familiar
A frente da Revista durante mais de uma década, em 2020 Vieira passou a se dedicar mais à parte comercial e passou o bastão para as duas filhas Regina Amorim e Shayene Amorim, que hoje assumem os cargos de Diretora Executiva e Diretora de Marketing, respectivamente.
As duas sempre estiveram trabalhando nos bastidores com o pai, principalmente Shayene que acompanhou a Revista desde sua fundação. Depois de trabalhar muitos anos no negócio familiar, ela se afastou durante um período para se dedicar a carreira de marketing em outros segmentos, o que possibilitou uma visão ainda mais ampla do mercado.
Já Regina, começou a trabalhar com a família em 2017, como revisora, enquanto também mantinha experiências profissionais em outras áreas, até estar pronta para assumir a gestão da Revista.
Com o retorno de Shayene e a mudança de cargo de Regina, as duas passaram a se dedicar integralmente à Revista, com o foco de elevar ainda mais o patamar de atuação, trazendo uma visão mais jovem e inovadora para um negócio detentor de um grande sucesso.
“Com a chegada da pandemia, com todas essas dúvidas, com todas essas incertezas, eu tive que procurar uma solução nova para a minha vida, porque pra mim, onde eu estava naquele momento, não estava mais sendo suficiente.”
Regina Amorim, diretora executiva da Revista Nosso Setor.
A decisão de assumir a Revista oficialmente veio durante um período conturbado mundialmente, a pandemia da COVID-19. Apesar das dificuldades, Regina garante que foi um momento divisor de águas na trajetória profissional, “foi o que me trouxe pra mais perto da Revista. Porque, até então, eu tinha outros sonhos, outras metas… Querendo ou não, na hora da dúvida e da incerteza, é a hora que você busca uma solução. Porque quando tá tudo certo, você não tem que procurar a solução pra nada, só continua fazendo o que você está fazendo. Com a chegada da pandemia, com todas essas dúvidas, com todas essas incertezas, eu tive que procurar uma solução nova para minha vida, porque pra mim, onde eu estava naquele momento, não estava mais sendo suficiente.”, reforça.
Com essa vontade de ir mais além, a família toda participou de um curso de inteligência emocional, onde começaram a analisar ainda mais os potenciais e talentos que tinham dentro de casa, tendo consciência de quão longe poderiam chegar ao aproveitá-los. Ao longo desse processo, o mais essencial foi entender o propósito que tinham, sabendo que independente das dificuldades e do contexto econômico do país, era o momento de buscar solucionar os problemas e seguir adiante.
Inovação
Ao assumirem a responsabilidade de tocar a Revista Nosso Setor, Shayene e Regina tinham consciência de que não seria um processo fácil, mas estavam dispostas a darem o melhor de si para continuar o projeto que iniciou a partir da garra e determinação do pai. Por entender as constantes mudanças do mercado e a necessidade de se adequar a elas, as duas iniciaram com uma reestruturação da equipe, com o objetivo de trazer uma nova visão para a Revista, sem deixar de lado a base que sempre esteve presente.
Em seguida, pensaram em um novo layout para a Revista, de forma que pudessem mostrar a nova etapa que estava iniciando e também trazer mais modernidade para as edições, algo que foi bastante aceito pelos leitores logo no início. Com essas mudanças mais técnicas e operacionais, Shayene e Regina reforçaram a necessidade de fortalecer o digital da Revista, compreendendo que a própria pandemia mudou a forma de consumir conteúdo, principalmente nos períodos em que as medidas de restrição foram mais rígidas. “A gente não quer nunca deixar de ter o físico, porque também entendemos que é importante. Tem pessoas que precisam pegar, tocar, ver, o que elas querem com uma boa impressão. Mas, de fato, hoje o nosso grande objetivo é fortalecer o visual. A gente está vindo agora para um site com a cara totalmente nova, mais interativo, entre outras situações. De fato, precisávamos dessa renovação”, ressalta Shayene.
Uma outra meta é tornar a Revista mais inclusiva, atingindo um público cada vez mais amplo. Entre as propostas está a implementação de um podcast próprio, além de outros artifícios audiovisuais que possam levar o conteúdo para mais pessoas.
Resiliência e tranquilidade
Para quem está à frente de um negócio, sabe que esta não é uma tarefa fácil e exige muito jogo de cintura para enfrentar os desafios impostos diariamente. Para Shayene e Regina, não é diferente, por isso elas têm procurado apostar em duas palavras chaves, resiliência e tranquilidade, para tocar o negócio maestria.
“Para a gente é de extrema importância ser canal para o empreendedor. Quanto mais consciente, mais informado ele for nas tomadas de decisão, menores são as chances de errar”
Shayene Amorim, diretora de marketing da Revista Nosso Setor.
Para Regina, a resiliência é essencial para lidar com as adversidades diárias sem desanimar ou pensar em desistir. “É estar preparada para tudo mudar e você ter novas perspectivas, e não desistir porque está tudo dando errado. Então, pra mim, tem que ter resiliência, se adaptar”, aponta.
Já para Shayene, que se considera mais agitada do que a irmã, ter tranquilidade é fundamental para estar no posto que ocupa. “Eu sou uma pessoa muito do agora, tem que resolver agora, tem que fazer agora, e o meu olhar perfeccionista, a minha pressa, acaba sendo pesado. É um novo momento, um novo normal para todo mundo, por isso preciso falar e agir de uma maneira mais tranquila”, reforça
Compromisso de levar sempre o melhor
Apesar de todas as mudanças que a Revista Nosso Setor passou nos últimos meses, de gestão e estrutura, ela segue com o mesmo compromisso de levar sempre o melhor para os leitores, oferecendo conteúdos que contribuam para o desenvolvimento de negócios em todo o Norte e Nordeste do Brasil.
Para Shayene, “ hoje, empreender é a palavra do momento, mas também é onde as pessoas se perdem, por não buscarem formação. Para a gente, é de extrema importância ser canal para o empreendedor. Quanto mais consciente, mais informado ele for nas tomadas de decisão, menores são as chances de errar”, aponta.
Com esse pensamento, a equipe da Revista trabalha para ajudar na consciência de que o primeiro cliente dentro de um negócio é o colaborador, entender que a empresa precisa ter um setor financeiro, um setor contábil, um setor marketing bem estruturado e saber e a importância de cada um deles para o sucesso do empreendimento, parando de fazer mais do mesmo e sendo um diferencial dentro do mercado.