O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE
A PONTE PARA TODOS OS SETORES
As palavras chaves hoje no mercado, seja no varejo, serviço ou indústria, é a experiência do cliente. Na prática isso é traduzido em como encontrar o cliente certo, entregar o que ele quer, surpreender no momento da entrega e fazer com que ele volte a comprar.
O e-commerce tornou hoje isso uma maneira mais fácil e prática de se identificar muitas dessas características, pois torna todos ou quase todos os pontos de contato da experiência do cliente rastreáveis através de indicadores e informações como por exemplo:
A ACELERAÇÃO DA TENDÊNCIA
As restrições de movimentação impostas pelos países com a pandemia, fizeram com que as visitas nos sites e aplicativos, a penetração de alguns produtos digitais e o consumo digital como um todo tenha sido extremamente encorajado.
As visitas mensais saltaram extraordinariamente no mês de março após a pandemia, saindo de uma média de visitas próxima a 200 milhões para entre 300 e 350 milhões de acessos no Mercado Livre (MELI) e de 50 milhões para 100 e 150 milhões na Magazine Luiza e Casas Bahia.
O ganho de mercado consumidor através do ambiente digital de categorias de produtos como eletrônicos e eletrodomésticos, embelezamento e cuidados pessoais, vestuários e calçados, comidas e bebidas duplicou em média no ano de 2020 e projeta duplicar ou mais novamente nos próximos 4 anos nos países emergentes (Brasil, México e Argentina).
Segundo a Euromonitor, o Morgan Stanley Research é estimado que: O número de downloads no momento de pandemia cresceu de maneira semelhante aos momentos de maior sazonalidade do mercado, como black friday e natal, de 3 milhões para 6 milhões na
Magazine Luiza, por exemplo, além de ter permanecido nos meses seguintes em patamares mais elevados do que antes da pandemia em uma média próxima de 3,5 milhões enquanto antes era 2,5 milhões.
O FUTURO DO E-COMMERCE
O objetivo final é definir quanto de atenção essa empresa consegue captar dos seus clientes e quanto é o tamanho dessa base.
O negócio do momento não é apenas vender de maneira digital, mas ter tudo em um único local, o verdadeiro conceito de market place, todos os negócios e clientes possíveis em uma única plataforma, insumo, produtor, distribuidor, vendedor, crédito, cashback, sistema de gestão, as pesquisas de mercado e por fim, os bens finais oferecidos ao cliente final.
Olcino Martins: Trabalhou 2 anos com consultoria estratégica e comercial no Middle Market com foco no Nordeste, além de experiência em fundo de investimento de Private Equity e hoje sócio assessor de investimento da XP na Conceito Investimento . Graduado em Administração (UNIFOR), formado em Finanças (UFRJ), cursando MBA em Finanças(Saint Paul-SP), além de certificado em Management Consulting Analyst pelo (MCI) e especialista de investimentos (ANCORD).