MERCADO ELETRÔNICO VOLTA A CRESCER ENTRE OS MESES DE MARÇO E FEVEREIRO E E-COMMERCE APRESENTA PERCENTUAL ACUMULADO DE CRESCIMENTO EM 88,08%
Dados divulgados recentemente apontam o potencial de crescimento atingido pelo comércio eletrônico no Brasil e também indicam como cada região tem se adaptado ao mercado de vendas online
Cada vez mais consolidado no mercado, o e-commerce segue em amplo crescimento no Brasil e vem atingindo altos patamares a cada mês. De acordo com dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/ Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara–e.net) quando comparadas as vendas entre fevereiro e março de 2021, o segundo mês apresentou um aumento de 35,81%. Além disso, o setor do comércio eletrônico também teve uma expansão de 33,06%.
Já quando comparamos os meses de março de 2020 e 2021, o crescimento se torna ainda mais exponencial, apresentando uma porcentagem de 72,56% de aumento neste ano. Ao avaliar o valor acumulado nos últimos 12 meses, o salto também é positivo com percentual de 88,08%.
Entre as regiões, o Sul é a que apresentou maior percentual de crescimento entre março e fevereiro, com 44,43%. Em seguida aparecem o Centro-oeste, com 44,11%, Sudeste, com 33,94%, Nordeste, com 33,23%, e Norte, com 30,06%. No acumulado dos últimos 12 meses, a liderança fica com o Nordeste, apresentando 117,74%, seguido pelo Norte, 107,08%, Centro-oeste, 106,13%, Sul, 101,15% e Sudeste, 78,28%. As comparações são interessantes para mostrar como cada região tem se comportado diante do comércio eletrônico e também pode apontar perspectivas para investimentos futuros.
Faturamento
Já em relação ao faturamento, as lojas virtuais também apresentaram alta na comparação entre os meses de março nos últimos dois anos, no ano de 2021 o crescimento foi de 86,68%.
Por região, na comparação de março ante fevereiro, os números se apresentaram da seguinte forma: Sul, 43,25%, Centro-Oeste, 40,33%, Nordeste, 34,76%, Sudeste, 29,75%, e Norte, 25,62%. No acumulado dos últimos 12 meses, os resultados foram: Nordeste, 137,75%, Norte,128,45%, Centro-Oeste, 120,59%, Sul,114,10%, e Sudeste, 91,79%.
Pelos números acumulados nos últimos 12 meses, é possível observar na pesquisa que a região Nordeste foi a que apresentou melhor rankeamento, enquanto o Sul vem se mantendo em crescimento no ano de 2021.
Segmentos
Ao analisar o crescimento na participação do comércio eletrônico no mês de fevereiro, o segmento que mais se destacou foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com percentual de 42,6%, seguido por móveis e eletrodomésticos, 26,7%, e tecidos, vestuário e calçados, 10,8%, completando o pódio dos três primeiros colocados.
Em seguida aparecem: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 7,4%, outros artigos de usos pessoal e doméstico, 6,5%, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 3,5%, e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria, 2,5%.
Participação do e-commerce no setor varejista
Com exceção de veículos, peças e materiais de construção, o e-commerce representou 10,6% do comércio varejista restrito em fevereiro de 2021. No acumulado de 12 meses, a participação do e-commerce no setor do comércio varejista foi de 10,3%.
Fonte: NewTrade