REDE BIG NORDESTE: REFERÊNCIA DE CRESCIMENTO NA PARAÍBA
Com 10 anos de atuação no mercado, Rede Big Nordeste segue atuando junto aos associados e contribuindo para o desenvolvimento do setor supermercadista no Nordeste
Rede Big Nordeste foi fundada em 2011 quando um grupo de amigos, durante uma visita a Associação Paulista de
Supermercados (APAS), resolveu se reunir para fundar uma rede no estado da Paraíba. Inicialmente chamada de Rede Nordeste, a rede surgiu com o objetivo de ser uma referência no mercado de atuação, gerando confiança para
os clientes, colaboradores e fornecedores, garantindo a satisfação através da excelência no atendimento e parcerias de qualidade.
A Big Nordeste se destaca pelo trabalho que faz com os associados, garantindo os melhores negócios para as lojas. “A nossa função aqui é captar negócios, captar melhores preços, melhores treinamentos, melhores condições para
os associados”, destaca Leo Meireles, diretor executivo da rede.
Para uma loja que deseja se associar a Rede Big Nordeste, alguns pré-requisitos devem ser atendidos. Primeiramente é realizada uma entrevista com o futuro associado, onde três parâmetros são muito importantes: o espírito de
associativismo, ser uma pessoa idônea e participar das assembleias. Todos esses pontos são considerados importantes para que o padrão de trabalho da rede seja atendido e as boas relações de negócio sejam mantidas, sendo um fator positivo para ambos os lados. Já em relação ao financeiro, exige-se que a empresa seja lucro real e cumpra um determinado faturamento.
Uma grande vantagem da Rede Big Nordeste é oferecer uma parceria de trabalho mais benéfica para o associado, que muitas vezes encontra dificuldades em outros modelos existentes no mercado por terem que cumprir taxas muito altas relacionadas ao volume de compras.
“O associado, às vezes, não suporta, [eles] são obrigados a comprar. Nós não trabalhamos dessa forma. Então, quando a gente fecha a negociação com os fornecedores, nós vamos bem direto no assunto, em que cada loja vai trabalhar a sua necessidade. E, com isso, nós temos crescido bastante, dia a dia. Hoje, estamos com o faturamento anual de cento e oitenta milhões”, aponta Leo.
Renascimento
Com 10 anos de atuação no mercado, a Rede Big Nordeste já passou por muitas dificuldades, mas com trabalho e reconhecimento conseguiu se reerguer e superar todos os desafios. Durante o momento de adversidades, Leo Meireles iniciou o trabalho na gestão da rede em 2014, antes ele acompanhava o trabalho como fornecedor.
A reestruturação na gestão fez com que a rede fosse homenageada pelo Sebrae com o título de Melhor Gestão do Brasil, durante o encontro nacional de centrais de negócios. Esse prêmio veio para marcar uma nova página da
história da rede, que em pouco mais de um ano conseguiu ressurgir e se realocar no mercado. Naquele período, a rede possuía 25 lojas associadas.
Para Leo, o trabalho em equipe foi essencial para que a rede retomasse ao patamar desejado, realmente chamando os fornecedores para trabalharem em conjunto com a gestão da rede. “Como eu era fornecedor antes, o meu pensamento de rede era o de sugar. Então eu passei pra eles que não é assim, que precisa ter aquela mão de via dupla, né? Toma lá dá cá. Com isso, fui abrindo a mente deles [fornecedores] e chegamos mostrando que a gente estava com outro pensamento e, juntos, conseguimos superar as dificuldades.”, ressalta.
Para compor a diretoria da rede é preciso ser associado a ela, conforme rege o estatuto interno. Atualmente a diretoria é formada pelo presidente Jurandi Araújo, o vice-presidente Geraldo da Silva, o tesoureiro, três secretários
e os diretores.
Crescimento para o setor
Apesar da pandemia do coronavírus, Leo Meireles destaca que os supermercados tiveram um bom crescimento, um fator que foi positivo para o setor. No entanto, para tornar possível o funcionamento pleno das lojas durante esse período que já dura mais de um ano, a Rede Big Nordeste fez um trabalho constante ao lado dos associados, dando a assistência necessária para que as lojas estivessem adequadas ao padrão exigido, com alcoól gel, adesivos de distância, proteção para caixas, máscaras, etc, garantindo a segurança tanto dos consumidores como dos
colaboradores de cada estabelecimento.
Já em relação ao serviço de vendas online, algumas lojas adotaram a prática, enquanto outras optaram por permanecer com o padrão de venda presencial, de acordo com a região em que estavam inseridos. Apesar disso, para ambos os casos, o trabalho de marketing foi intenso, para garantir a divulgação dos serviços. “O marketing hoje, a rede social, principalmente, ela é uma ferramenta importantíssima. É um valor agregado muito baixo e a divulgação plena”, aponta Leo.
Uma Rede com participação ativa no setor
Completando 10 anos no mercado, a Rede Big Nordeste segue se destacando, sendo, inclusive, uma das redes do Brasil que faz questão de participar de feiras e eventos do setor. Na Consuper, a Big Nordeste se destaca por ser a única rede a colocar um estande no evento. Para Leo, esse trabalho é essencial: “não é querer aparecer, mas sim se destacar, porque justamente o foco da feira são os comerciantes. Nós estamos lá e sempre temos muitas pessoas querendo informações para se associar a rede. E também, para fechar negociações com os fornecedores”,
aponta o gestor.
Jurandi Araujo Presidente da Rede Big Nordeste