Vegetarianismo segue como tendência e cria oportunidades para marcas

O vegetarianismo segue tendência de alta no Brasil. Segundo um estudo feito pela MindMinners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, 30% dos entrevistados que estão pensando em mudar sua forma de alimentação indicaram que pretendem adotar o vegetarianismo. Segundo a última pesquisa do Ibope sobre o assunto, de 2018, o País tem quase 30 milhões de pessoas que se classificam como vegetarianas.

“Podemos dizer que um percentual bastante significativo dos brasileiros está revendo e repensando o consumo de carne e a tendência é que diminuam seu consumo”, diz Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

Entre os motivos apontados para a mudança de hábitos, a principal foi a preocupação com o bem-estar dos animais, com 47%. Em segundo lugar apareceu a saúde, com 44%, seguida pela sustentabilidade.

Desafios

Entre os vegetarianos e veganos ouvidos no estudo, 46% citaram a dificuldade de encontrar alimentos próprios é o principal desafios do estilo de alimentação, enquanto 65% gostariam que os preços dos alimentos fossem menores. “Alimentos prontos e semi-prontos, que sejam verdadeiramente saudáveis e adequados à dieta são uma demanda ainda reprimida quando pensamos nos desejos desses consumidores, e um incentivo a mais para aqueles que querem se tornar veganos ou vegetarianos”, diz Danielle.

A executiva destaca que essa é uma grande oportunidade para as marcas que conseguirem trazer soluções práticas para a vida desse público, assim como para aqueles que estão considerando uma transição alimentar.

Entre os produtos mais consumidos, estão hambúrgueres à base de plantas (32%), leites vegetais (30%), doce e chocolate (26%), queijo vegetal (22%) e leite vegetal (20%).

Embora muitas pessoas ainda não tenham aderido 100% a esse estilo de vida, 45% dos consumidores não compram produtos testados em animais e 41% verificam se os ingredientes têm ou não origem animal.

Entre os entrevistados, 59% acompanham influenciadores ou produtores de conteúdo que falam sobre vegetarianismo e veganismo. A mais citada foi Luiza Mell, com 33%, seguida por Luíza Motta, da Larica Vegana, com 25%. A Sociedade Vegetariana e o Vegano da Periferia seguem em terceiro, com 24%.

Oportunidades para as marcas

Não por acaso, grandes empresas de alimentos têm apostado no segmento. Nesta semana, a Unilever Food Solutions, unidade de negócios da Unilever com soluções para o foodservice, se uniu à plataforma de entrega de refeições iFood para criar uma iniciativa em benefício ao setor e, ao mesmo tempo, estimular o consumo de receitas vegetarianas.

Para participar, as casas deverão incluir em seus pratos produtos de pelo menos uma das marcas selecionadas pela companhia para a ação – The Vegetarian Butcher, carne plant-based que desembarcou no Brasil em 2020 direto para o foodservice, e maionese Hellmann’s Vegana.

“A Unilever tem um compromisso com a sustentabilidade que passa prioritariamente pela redução do consumo de proteína animal. Nesta ação, a proposta é uma aproximação do consumidor com receitas vegetarianas e veganas, mostrar que os alimentos de origem vegetal podem ser tão bons ou até melhores que aqueles de origem animal”, disse a gerente de Marketing da Unilever Food Solutions, Camille Lau.

Em maio, a PlantPlus Foods apresentou seus primeiros produtos no mercado brasileiro. A empresa, uma joint venture de Marfrig e ADM para alimentos plant-based, foi criada no ano passado.

“Nosso propósito é oferecer escolhas para os consumidores. Queremos ser a primeira opção não só para vegetarianos e flexitarianos, mas também atrair cada vez mais as pessoas que consomem carne bovina”, disse o CEO da PlantPlus Foods, John Pinto, em evento promovido virtualmente.

Ele destacou que a categoria de produtos de base vegetal vem registrando crescimento no mundo todo, mas o foco principal da empresa neste momento são os países das Américas do Sul e do Norte, que representam cerca de 40% da oportunidade global deste mercado.

Fonte: Mercado e consumo 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!