Para o novo consumidor, o novo varejista

Mais de um ano se passou desde o início da pandemia no Brasil. Entre incertezas, isolamento social e abre e fecha do comércio, vimos mudar radicalmente a realidade do varejo no Brasil. Se antes éramos focados em lojas físicas e contato presencial, o varejista foi empurrado para o digital em uma tentativa urgente de chegar no cliente em casa e sustentar sua receita em um momento desafiador.

Passado o susto, o movimento veio para ficar: de acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, mais de 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra por e-commerce em 2020, e é unanimidade mundial de que não há mais como “voltar ao que era antes” quando a pandemia passar. O que isso significa para o varejista? Lá em março de 2020, a preocupação era conseguir colocar de pé uma plataforma de e-commerce o mais rápido possível para captar uma parte do fluxo on-line para a loja virtual. Mas, para quem quer se manter relevante para o futuro e atender ao “now costumer” – o novo cliente, que emergiu em meio à pandemia como alguém que busca atendimento personalizado, mas que também é extremamente imediatista e ansioso – será preciso abandonar a mentalidade de ter qualquer “loja virtual”.

Com a estimativa de que as vendas digitais no Brasil saltem mais 26% neste ano (Ebit/Nielsen), o e-commerce deixa de ser uma operação de apoio e precisa se tornar, senão a principal operação do varejista, um braço intimamente integrado às demais frentes do negócio e resiliente para atrair, reter e converter o cliente que está navegando na avalanche de anúncios digitais.

Para atender o “now costumer”, é preciso virar o “novo varejista” – do agora e do futuro. Por isso, é importante abandonar o simplismo de ter qualquer “plataforma de e-commerce”. Esse modelo é aquele que entrega apenas o básico: um portal com identidade visual pobre e oferta de produtos complexa e pouco flexível. Além das dificuldades de se fazer conhecido nesse ambiente dinâmico e super populado, essa visão perde de vista o que o cliente realmente está buscando: uma experiência única independentemente do canal (e-commerce, marketplace, redes sociais ou loja física) que ele está interagindo com a marca. Dessa forma, é importante reforçar que uma loja virtual não é um site que por acaso tem um botão para o consumidor comprar, mas é, na verdade, uma loja que por acaso é um site. Os desafios de estrutura, estoque e pessoas são, em certa medida, similares, mudando apenas a linguagem.

De agora em diante, é preciso ter uma plataforma completa e personalizável que otimize a performance digital enquanto trabalha em conjunto com as lojas físicas, ou seja, adaptada à omninicanalidade que será mais importante do que nunca quando o comércio voltar a abrir 100% em um cenário em que o cliente quer comprar on-line também; ou quer comprar on-line e retirar na loja; ou até mesmo comprar on-line e receber no mesmo dia em casa.

Ir no sentido contrário a esse movimento, ou ficar estagnado, já faz com que o varejista perca vendas. A longo prazo, será fator determinante para sobreviver. Para o cliente imediatista que já se acostumou a comprar on-line, não há espaço para um site lento ou instável. Ele também quer escolher como e onde comprar, bem como decidir a forma de pagamento e opção de frete e entrega. É papel do varejista oferecer o que o cliente quer, como ele quer. Se as vendas on-line não estão performando bem – ou se têm mais potencial – essa é a hora de mudar.

Seis pontos devem ser estratégicos para deixar de ter apenas uma lojinha on-line e passar a ter uma plataforma e-commerce eficiente e produtiva, que apoie a receita do negócio. São elas: adaptação ao omnichannel, integrando canais físicos e digitais; estratégia de performance (incluindo campanhas digitais para diferentes etapas da jornada do cliente); estabilidade para suportar a escalabilidade em picos do varejo, amplo leque de soluções digitais (de ações de retargeting a hubs de marketplace); parceiros inovadores e ágeis; e integração da ferramenta com ERP, pagamentos digitais e diversos tipos de logística de entrega.

O consumidor já evoluiu permanentemente. Se antes ele acompanhava a experiência das marcas, ou aceitava o que elas estavam dispostas a oferecer, agora as marcas precisam acompanhar o consumidor e disponibilizar as mais variadas experiências de compra para que ele se sinta único e importante. O consumidor já virou o “now costumer”. É hora de o varejista virar o “novo varejista”.

*Luiz Dias é gerente de e-commerce da Linx e colunista do NEWTRADE

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!