SAIBA COMO TORNAR O SEU SUPERMERCADO MAIS ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5 dicas para colocar em prática e tornar sua loja mais acessível

Entender e atender a necessidade dos consumidores é essencial para qualquer negócio. No entanto, nem todos os estabelecimentos estão preparados para receber pessoas com deficiência ou até mesmo com idade mais avançada. Uma pesquisa realizada pela Oldversity revelou que 70% das pessoas acreditam que o planejamento de lojas físicas e ambientes virtuais deve ser adequado para pessoas com deficiência.

Em 2019, o projeto de Lei 485/19 foi desenvolvido para obrigar supermercados de médio e grande porte a disponibilizarem carrinhos de compras adaptáveis para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. No entanto, para além do que a lei obriga, é necessário que os negócios do setor supermercadista estejam aptos para atender as demandas de todos os consumidores, inclusive, atentando-se para as inúmeras deficiências que existem.

Como tornar um supermercado mais acessível?

Para tornar a loja mais acessível é preciso analisar os múltiplos cenários e planejar os espaços de maneira funcional. Algumas sugestões que podem ser adotadas:

1.Etiquetas em Braille

Para pessoas cegas ou com baixa visão, ofertar etiquetas de valores e nomes de produtos é  uma forma de contribuir para que a pessoa possa realizar suas compras sem empecilhos. Além disso, as embalagens de produtos também devem investir em relevos que facilitem a identificação deles.

2.Organização dos produtos

Garanta o livre acesso às prateleiras, evitando, por exemplo, caixas no meio dos corredores que dificultem a locomoção, e priorize a organização dos produtos de forma vertical,  permitindo aos cadeirantes o alcançarem os produtos sem a necessidade da ajuda de  terceiros.

3.Frutas e verduras cortadas

Vender produtos já descascados, fatiados ou picados é uma prática válida para que pessoas que tenham deficiência em membros superiores ou sequelas motoras, como as causadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), possam consumir as frutas e verduras de maneira mais fácil.

4.Entradas das lojas

É importante que os donos de supermercado estejam sempre atentos se as entradas de suas lojas estão aptas para receber pessoas com deficiência. É importante ter rampas, sinalizações adequadas, espaço para locomoção, estacionamentos reservados perto das portas, etc.

5.Funcionários preparados

Além da estrutura, também é importante possuir uma equipe de colaboradores que estejam prontos para atender a todos os públicos. Como, por exemplo, ter intérpretes em Libras que possam ajudar na comunicação com os surdos, funcionários para ajudar os idosos, etc. É  preciso ter uma equipe cuidadosa e preparada.

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