Transformação digital, um caminho sem volta para os pequenos negócios

Em artigo, o presidente do Sebrae fala sobre o desafio de ampliar a presença digital das micro e pequenas empresas

O impacto gerado pela pandemia sobre a vida das pessoas e a economia é algo de tal magnitude que os economistas e cientistas, das mais diversas áreas de conhecimento, levarão alguns anos para dimensionar sua complexidade. Praticamente todas as atividades econômicas sentiram – em maior ou menor proporção – os efeitos da crise e ainda contabilizam suas perdas.

Em meio a esse cenário, ainda caótico, já é possível termos pelo menos uma grande certeza: algumas mudanças foram aceleradas pela crise e criaram um novo cenário para o qual não há como pensar em retrocessos. Entre elas, talvez a maior revolução que tenhamos vivido seja a transformação digital. Uma realidade que já era prevista pelos especialistas, mas que foi antecipada drasticamente. Em poucos meses vimos a massificação do home office, a profusão de shows online, a difusão das aulas em plataformas virtuais e – principalmente – um crescimento em escala geométrica do comércio eletrônico.

Levantamentos recentes feitos pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostram que 7 em cada 10 pequenos negócios já vendem seus produtos e serviços por meios digitais e que para 1/3 dos microempreendedores individuais do país, mais da metade do faturamento já provém dessas plataformas. A pesquisa também revelou que as mulheres estão um pouco à frente dos homens no que diz respeito à digitalização do negócio. 72% das empreendedoras realizam vendas por meio eletrônico, contra 64% dos homens. A escolaridade também é outro fator relevante que contribui para o status de digitalização das micro e pequenas empresas. Quanto maior o nível de instrução do empresário, maior é a atuação do negócio na internet. Empresários com pelo menos o nível superior incompleto, estão mais presentes (70%) nessa modalidade de vendas que aquelas com ensino médio incompleto ou menos (60%).

Nesse contexto, o Sebrae não tem economizado esforços para apoiar os donos de micro e pequenas empresas na transformação digital. Investimos em parcerias com grandes hubs de inovação, como o Facebook e o Magazine Luíza, para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios no comércio digital. Somente nessas duas ações, o Sebrae já alcançou quase 620 mil empreendedores.

Além disso, criamos o programa Up Digital, que disponibiliza – de modo online – uma trilha de conhecimento que pode ser cumprida em 10 dias, oferecendo conteúdos e consultoria para a jornada digital de donos de pequenos negócios. Desde que foi lançada, em abril de 2020, essa iniciativa já transformou a vida de mais de 2 mil empresários em todo país. A nossa meta, até o final de 2021, é atender mais de 10 mil empreendedores.

Fonte: Sebrae

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!