Como o empreendedorismo e a inovação se relacionam? Dicas para ter sucesso nos negócios

A crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19 impulsionou o surgimento de novos negócios como forma de gerar renda após a perda de emprego.

De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor 2020, a proporção de empreendedores iniciais — com menos de 3,5 anos de atividade — motivados por necessidade cresceu de 37,5% em 2019 para 50,4% em 2020. Já o número de empreendedores nascentes — negócios criados até três meses — aumentou de 20,3% em 2019 para 53,4% em 2020.

Com tantos novos negócios surgindo, a competitividade no mercado também cresce e é necessário sair da zona de conforto e inovar para atender cada vez mais clientes. Para muitos empreendedores, a inovação pode parecer algo complicado e caro de implementar, mas não é uma tarefa difícil, ou que exigirá um grande investimento.

Inovar está relacionado à criação de novas soluções e meios para atender as necessidades do seu público. A inovação permite que o negócio cresça, se destaque no mercado, conquiste mais consumidores e aumente os lucros.

O empreendedorismo, por sua vez, surge com a habilidade de identificar problemas, oportunidades e criar soluções para atender determinado público.  Portanto, empreender e inovar são ações interligadas e, juntas, podem ser o fator determinante para alcançar o sucesso nos negócios.

A jornada para ter um negócio bem sucedido possui alguns passos, por isso separamos algumas dicas para ter uma empresa inovadora. Veja:

Defina os objetivos da empresa

Ao definir o segmento que vai atuar, é importante estudar o mercado e estabelecer os objetivos do seu negócio. Assim, fica mais fácil identificar oportunidades, planejar e traçar os caminhos para alcançar as metas.

Observe a concorrência

Conferir a atuação dos seus concorrentes pode ser uma grande fonte de aprendizado e inspiração para criar soluções inovadoras. Avalie o que é possível oferecer para convencer o cliente a escolher o seu produto ou serviço.

Invista em capacitação

Buscar conhecimento, aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades e se manter atualizado sobre o mercado e o segmento do seu negócio são essenciais para estimular a criatividade, sair da zona de conforto e criar soluções que vão mudar a vida dos consumidores.

Atualmente, existem inúmeros cursos, workshops, palestras e eventos online — a maioria gratuitos — para empreendedores. Procure especialistas da área e converse e lembre-se também de capacitar a sua equipe, afinal eles são parte importante do desenvolvimento do negócio.

Conheça o seu público

De nada adianta estudar, atualizar os seus conhecimentos e fazer uma gestão eficiente do negócio, se o empreendedor não conhece seus clientes. É fundamental entender quais são as características do seu público, o que consomem, quais são as necessidades e interesses.

Isso ajudará a desenvolver soluções criativas para atender os clientes e atrair novos consumidores.

Aposte em ferramentas e organize processos 

Adotar ferramentas que tornem a rotina de trabalho mais simples e organizada, contribui com os processos operacionais. Uma boa gestão do negócio é fundamental para que o fluxo de trabalho seja mais ágil e o empreendedor tenha mais tempo para se dedicar a inovações. Com o propósito de auxiliar os clientes na organização de seus negócios, a SafraPay disponibiliza o App SafraPay Digital. No aplicativo, o empreendedor tem acesso a um relatório detalhado de todas as transações realizadas com as máquinas de cartão ou através das ferramentas digitais que possibilitam o pagamento à distância, como o Link de Pagamento ou a Vitrine Digital da SafraPay. Com processos mais organizados, o dono do negócio ou até mesmo os colaboradores terão mais tempo para investir no planejamento de novas formas de executar serviços, realizar atendimentos, melhorar processos e inovar.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios 

 

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