Dia dos Pais: intenção de compra para este ano é menor que em 2020

Dia dos Pais se aproximando e a data é de grande expectativa para o varejo. Porém, pesquisa realizada pela Méliuz, plataforma de cashback, mostra que a intenção de compra em 2021 é menor do que em 2020.

A exemplo do que aconteceu no ano passado, a maioria das pessoas afirmaram que vão comprar o presente pela Internet para receber em casa, mas o percentual é menor: ano passado foi de 74% e este ano caiu para 59,1%. Em segundo lugar, com 12,8%, aparecem aqueles que vão fazer as compras tanto em lojas físicas quanto pela internet, seguidos pelos que não se decidiram (12,2%), os que comprarão apenas em lojas físicas (10,4%), os que vão comprar online, mas para retirar em lojas físicas (4,3%) e os que vão utilizar outros meios (1,2%).

65,3% dos entrevistados devem presentear alguém nesse dia dos pais, contra apenas 21,9% que disseram que não vão presentear e 12,7% que ainda não se decidiram. A porcentagem dos que pretendem presentear está um pouco abaixo daquela apresentada ano passado, quando 69% dos entrevistados celebraram a data com presentes.

Os itens de uso pessoal lideram a intenção daqueles que vão presentear os pais. Entre as cinco opções mais votadas estão Roupas, com 32,3%, Acessórios e Calçados, com 29,3%, seguidos pelos que não se decidiram (23,8%) e Perfumes e Cosméticos, com 18,9%. Os Produtos Eletrônicos aparecem em 5º lugar com 13,4%.

A maioria dos presentes não devem passar dos R$ 300. A maior parte dos entrevistados (33,5%) afirmou que pretende gastar entre R$ 100 e R$ 300 com o presente, seguidos de perto pelos que devem gastar até R$100 (32,9%). Em seguida aparecem, empatados, os valores entre R$ 500 e R$ 1000 e entre R$ 301 a R$ 500, com 9,1% cada, seguido pelos que não estipularam valor (7,3%), os que não se decidiram (5,5%) e os que pretendem gastar mais de R$ 1000 (2,4%).

A pesquisa também mostra que comprar o presente na véspera não é uma tendência: só 7% dos entrevistados deixam a compra para a última hora. A maior parte prefere adquirir o presente nas semanas anteriores (45%) e 37% compram na semana do Dia dos Pais. Os que se antecipam em mais de um mês correspondem a 9,8%

A maior parte das pessoas que não vão dar presentes responderam que não comemoram a data (47,1%). As limitações financeiras apareceram logo em seguida, com 20,7%. O desemprego foi o motivo de 4,6%. Além dessas razões, 3,4% das pessoas alegaram que preferem fazer o presente. A alternativa “Presenteio em Dinheiro” não recebeu nenhum voto e 24,1% das pessoas responderam que não comprarão presente por um motivo não listado entre as opções.

O efeito da pandemia também teve menos impacto na decisão de compra dos consumidores este ano, segundo a pesquisa. Enquanto no ano passado 53% dos entrevistados responderam que a pandemia afetou a decisão a respeito da compra do presente de Dia dos Pais, este ano 57% responderam que a pandemia não causou impacto na decisão, enquanto para 26,7% responderam que impactou um pouco e apenas 16,3% responderam que impactou muito.

A pesquisa foi realizada entre 22 e 28 de julho, com 521 pessoas.

Fonte: New Trade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!