LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM

Podemos definir a armazenagem como a arte de estocar ordenada e adequadamente as mercadorias, em uma estrutura física que possa garantir o fornecimento eficiente dos produtos, ao cliente final, através da cadeia de suprimentos, evitando ao máximo, as perdas operacionais causadoras dos desperdícios e prejuízos.

O processo de armazenagem, configurado como uma fase da logística empresarial (supply chain), é uma atividade extremamente importante e não poderia deixar de ter seus pontos de atenção. Esse processo faz parte do contexto geral de um Centro de distribuição ou Depósito de mercadorias.

Localização

As decisões empresariais pela localização de centros de distribuição e armazéns, são de fundamental importância para uma empresa poder oferecer um satisfatório nível de serviço aos seus clientes, juntamente com o menor custo logístico total.

Para uma empresa de varejo, que tem como atividade principal um e-commerce, por exemplo, é indicado que ela esteja próximo a grandes centros urbanos, de onde ocorrem a maior parte dos pedidos.

Isso garante agilidade nas entregas, redução de custos e consequentemente, satisfação dos clientes.

Sistemas

Nada mais natural  assertivo do que deixar a tecnologia trabalhar por você. O sistema de armazenagem WMS, (Warehouse Management System), ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém é o modelo mais utilizado pelas empresas modernas e de maior porte, possuindo diversas funções para apoiar a estratégia da logística operacional direta de uma empresa.

Com a utilização desse modelo de sistema é possível gerenciar, otimizar e automatizar os processos logísticos, em especial nos depósitos, armazéns e estoques.

O sistema WMS, gerencia o armazém, atribuindo um endereço a cada item e local dentro do estoque, além de fazer com que a inteligência artificial do sistema, organize as mercadorias de maneira otimizada, definindo o melhor local para abastecer, fazer a retirada, e reabastecer os produtos em cada posição no interior do galpão.

Mas os ganhos vão muito além disso. São inúmeras as funcionalidades de um sistema dessa natureza, que vão desde o serviço de portaria, a possibilidade de agendamento e organização das entregas (recebimento de mercadorias) inspeção e controle de qualidade, planejamento e alocação de recursos, armazenagem, processo de separação, transferências, expedição, inventários, etc.

Armazenagem

A armazenagem engloba um conjunto de ações que visa garantir a correta estocagem dos materiais recebidos no depósito. É por meio desse processo da logística operacional, que a empresa evita não só que os produtos sejam desperdiçados ou danificados, como também assegura um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Em tese, o sistema de armazenagem é formado por um conjunto de equipamentos, utilizados para organizar adequadamente mercadorias (matérias primas ou produtos acabados) de forma manual ou mecânica, utilizando estruturas denominadas porta- paletes.

O sistema porta-pallets é formado por estrutura metálica, composta por longarinas e colunas em aço, com capacidade máxima de até 2.200 kg por nível de armazenagem.

Por ser bastante resistente, o porta-pallets é capaz de comportar cargas pesadas, sem correr o risco de eventuais acidentes com desabamentos da estrutura.

A estrutura porta-paletes é considerada um meio prático, rápido e seguro de organizar as mercadorias no estoque, visando principalmente otimizar os espaços das áreas de armazenagens, utilizando ao máximo o pé direito da estrutura do depósito (espaço do teto ao chão) aumentando consideravelmente a capacidade de estocagem da área.

Indicado para quase todos os tipos de armazenagem, essas estruturas trazem grandes benefícios, que vão desde o acesso mais rápido aos itens estocados, adaptação a grandes números e tipos de produtos, possibilidade de rearranjos para acomodar cargas de alturas variáveis, menor fluxo de movimentação, até maior agilidade na separação por tipos de produtos.

Ajustáveis a qualquer tipo de layout, as estruturas podem ser facilmente montadas e desmontadas.

No campo da eliminação das perdas operacionais, o sistema protege as mercadorias da compressão e de outros danos, além de possibilitar melhor aproveitamento, uma vez que a altura é limitada apenas pelo alcance da empilhadeira.

Equipamentos de movimentação interna de materiais

A perda de produtividade de um armazém pode estar relacionada a vários fatores. Um deles está diretamente ligado à correta logística de movimentação das mercadorias.

A movimentação de materiais em um centro de armazenagem é feita por equipamentos motorizados ou não, podendo envolver diversos tipos de equipamentos: empilhadeiras, paleteiras, rebocadores, transpaleteiras esteiras transportadoras, carrinhos, etc.

Nesse contexto, as empilhadeiras são as grandes vedetes e um dos equipamentos mais utilizados para a movimentação de mercadorias. Suas vantagens incluem poder mover diversos itens simultaneamente, sobretudo aqueles que são inviáveis de transportar de outras formas, por conta do seu peso.

Mas, como escolher o equipamento mais adequado e de forma correta ao seu emprego? O primeiro aspecto a ser avaliado é o ambiente em que a empilhadeira será utilizada, se em local interno ou externo.

Para uso em ambientes abertos (externos) é recomendável investir em um equipamento movido à combustão (gás ou diesel) pelo fato de terem custo menos elevados e se adaptarem ao piso irregular desse tipo de ambiente. Já para ambientes internos caracterizados como centros de distribuição ou grandes armazéns fechados, o mais adequado é fazer uso de  equipamentos elétricos, cuja força motriz é proveniente de baterias potentes, já que produzem menos ruídos e ausência de gases poluentes, tendo como forte apelo a questão da sustentabilidade global.

A estrutura de armazenagem é outro fator de relevância para a escolha da empilhadeira correta. É importante analisar precisamente o layout do armazém e a necessidade de elevação do equipamento, além da largura dos corredores e a altura do vão de passagem.

A análise do tipo de produto a ser movimentado pelo equipamento (tipo de carga) não é menos importante do que qualquer outro requisito já citado.

Materiais frágeis que exigem o uso de paletes e que tenham grandes dimensões e volumes requerem máquinas específicas para esse fim. Tudo o que foi citado interfere na decisão e faz com que o investimento traga benefícios expressivos à produtividade e à operação logística.

Terceirização da armazenagem

Terceirizar a armazenagem tem sido uma tendência crescente pelas empresas dos diversos segmentos, seja em operações de e-commerce, indústrias, distribuidores e demais negócios, B2B ou B2C é uma opção vantajosa.

Afinal, quase 20% dos custos com a logística das empresas, são destinados ao processo de armazenagem, tomando como base uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. Esse dado mostra que é preciso apostar em estratégias que tragam redução de custos e vantagens competitivas para as empresas. Por isso, nem sempre manter um centro de armazenagem  próprio é a melhor opção para o negócio.

A redução de custos torna-se, portanto, o principal motivo para utilização de um centrode distribuição terceirizado.

Especialista

Haroldo Ribeiro é consultor e palestrante, especialista em prevenção de perdas e gestão de estoques para o varejo Brasileiro e sócio na Max Result Consultoria. haroldo@maxresult.com.br

Toyota é referência no mercado de empilhadeiras

Fundada em 1926 por Sakichi Toyoda, a Toyota Industries Corporation (TICO) é uma empresa referência no mercado. As empilhadeiras da Toyota contam com tecnologia japonesa de excelência disponível a nível mundial, com produtos globais e cada vez mais seguros, ergonômicos, modernos e preparados para uma operação simplificada e eficiente.

Os sistemas de segurança operam para evitar que as empilhadeiras sofram tombamentos, como o SAS (Sistema de Estabilidade Ativa) patenteado e exclusivo da Toyota, presente nas máquinas contrabalançadas elétricas e a combustão. Existem também os sensores de presença do operador (OPS), cinto de segurança com intertravamento operacional, pedais de presença, robusta proteção de carga e do cockpit, entre outros.

Além disso, os equipamentos possuem total integração com sistemas de telemetria, dispositivos luminosos de deslocamento, sinalizadores sonoros, entre outros. Na parte funcional, existe grande preocupação com a tração e a estabilidade das máquinas elétricas de warehouse, bem como sistema standard de controle de acesso.

A empresa centenária é criadora do TPS (Toyota Production System), que assegura os processos mais confiáveis de qualidade e racionalizados de manufatura dos equipamentos.

Quando se leva em consideração o custo total de propriedade dos equipamentos (TCO), que englobam não apenas o valor de aquisição, mas também os custos operacionais e de revenda, os preços justos de peças genuínas prolongam e asseguram a vida útil do equipamento.

Como escolher o melhor modelo de empilhadeira para uma operação

Cada perfil de operação tem suas particularidades, mas entre as principais estão: o tipo de carga e suas dimensões, a frequência de movimentação, o ambiente onde será feita a armazenagem, as alturas envolvidas e o deslocamento horizontal. Algumas situações podem exigir configurações especiais nas máquinas, tais como: garfos especiais, implementos, acessórios, posicionadores a laser, câmeras para visualização de precisão, etc.

O correto layout e fluxo de operação também pode eliminar perdas e desperdícios de movimentos e deslocamentos. “A carga horária de trabalho também é muito relevante para o correto dimensionamento da propulsão da máquina, que em sua maioria atualmente, já são elétricas, como diferentes tipos de acumuladores de energia e com emprego de tecnologias bastante atuais, tais como Íons de Litio. […] Vários outros aspectos podem ser considerados também à medida que a complexidade aumenta, chegando até mesmo a envolver máquinas autônomas e aplicação de projetos de automação”, aponta Sandro Gianello, gerente de Marketing e Produto da Toyota.

Como funciona o atendimento da Toyota

“A Toyota opera diretamente com suas filiais em São Paulo (capital), Campinas e Curitiba. Para a cobertura das demais regiões do território brasileiro, temos uma rede de Dealers que nos representam. Estas 17 empresas espelham exatamente todos os padrões de qualidade, serviços e peças genuínas da Toyota como fabricante. São treinados exaustivamente para que não exista nenhuma discrepância com o que a Toyota oferece em sua região de atuação direta”, ressalta Gianello.

Para garantir o atendimento com o perfil da empresa em todas as regiões, a rede conta com mais de 30 pontos de atendimento, oficinas e pessoal qualificado disponível em todas as grandes capitais e até mesmo cidades menores dos principais estados brasileiros.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!