OPEN BANKING: SAIBA MAIS SOBRE O MODELO QUE PERMITE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Banco Central avança nas fases de implementação do novo sistema
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é um sistema do Banco Central (BC) que permite o compartilhamento de informações entre instituições financeiras para que o cliente possa receber melhores ofertas de produtos e serviços.
O que muda?
No modelo atual, cada instituição financeira detém o controle sobre as informações do cliente. Esse arquivo, que contém todas as informações sobre o perfil do cliente, os serviços que ele mais utiliza, se ele é um bom pagador, etc, fica disponível apenas para o banco que já possui um relacionamento com ele. Caso este cliente queira mudar de instituição, ele vai precisar construir todas essas informações do zero no novo banco.
Com a proposta do open banking, o cliente passa a ter o domínio desse “arquivo” e pode pegar as informações que ele tem registradas em um banco, que já presta serviços para ele há um tempo, e compartilhar com um outro banco que ele esteja querendo trabalhar, evitando todo um processo burocrático que antes começaria do zero e possibilitando também maior concorrência entre as instituições financeiras.
Qual o benefício do Open Banking?
Um dos benefícios de adotar o modelo de sistema financeiro aberto diz respeito à concessão de crédito. Com o open banking, as instituições podem estabelecer taxas que se apliquem melhor ao perfil do cliente que está solicitando o crédito, baseado no histórico anterior dele.
O mesmo servirá para a comparação entre serviços oferecidos pelos bancos, rentabilidade de investimentos, custo de seguros e outros produtos bancários, criando produtos e serviços mais personalizados para o cliente.
Como funciona o compartilhamento de informações?
O compartilhamento das informações deve ser autorizado pelo próprio cliente, o que o Banco Central chama de “consentimento”. Ou seja, o cliente e precisa pedir para que a transferência de dados aconteça. Essa fase de autenticação e confirmação deve ser feita pelos canais digitais oficiais das instituições financeiras.
Um outro ponto importante do processo de compartilhamento de informações é que cada consentimento é válido apenas para troca de dados específicos entre duas instituições e tem um prazo de validade definido.
Por exemplo, os dados serão compartilhados entre uma empresa X, que pode ser o banco atual do cliente, e uma empresa Y, o banco onde ele quer abrir uma conta. Esta autorização fica válida durante um período de 12 meses, passado o tempo limite é necessário fazer um novo aceite para que as informações voltem a ser compartilhadas.
Os clientes também podem pedir para cancelar o compartilhamento de informações antes do período máximo de vigência.
As instituições financeiras precisam seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também a regulamentação específica do open banking.
O open banking já está disponível?
O Banco Central (BC) estabeleceu um processo com quatro fases para a total implementação do sistema financeiro aberto e vem avançando para que todas estejam concluídas até o final de 2021.
Confira o andamento: