COACHING PARA FOODSERVICE E VAREJO: UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA MELHORAR A ALTA PERFORMANCE E ALAVANCAR RESULTADOS
Por Fernanda Stinchi
Coaching é processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach) em parceria com o cliente (o coachee), segundo a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC).
A função do Coaching é trazer à tona o que há de melhor nas pessoas. O primeiro uso da palavra na língua inglesa foi em relação a um tipo particular de carruagem. Daí, o significado básico de “transportar uma pessoa valiosa de onde ela está para onde ela quer ir”.
E, saber onde se quer ir é o primeiro desafio a ser trabalhado pelo coach para que haja sucesso no mundo corporativo. As metas dos colaboradores devem ser congruentes a do empregador, assim como casadas com a missão e valores da empresa, pois caso contrário, ocorrerão frustações de âmbito pessoal e insatisfação nos resultados obtidos por ambas as partes.
O Coaching é um processo evolutivo contínuo, e desde 2016 a procura pelo Coaching Empresarial cresceu 72% no Brasil, segundo dados fornecidos pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Nos EUA 40% dos executivos já passaram alguma vez por este processo e atualmente o Coaching movimenta U$2,3 bilhões no mundo.
Embora, ainda não seja muito comum aplicar o Coaching para o mercado FoodService e Varejista, Fernanda Stinchi consultora do ramo há 20 anos lançou um projeto unindo sua vasta experiência no segmento com o Coaching Empresarial, tendo como meta melhorar resultados e maximizar a alta performance.
A metodologia aplicada é focada em metas definidas pelo Coach e Gestores de recursos humanos, que englobam dinâmicas de PNL (Programação Neurolinguística) e ferramentas específicas que quando associadas ao perfil comportamental analisado pelo DISC facilita trabalhar com os pontos limitantes dos colaboradores e ao mesmo tempo explorar suas forças com o objetivo de melhorar o desempenho de forma individualizada e em grupo com quebra de crenças e paradigmas, tornando-os auto responsáveis pelos resultados obtidos.
Fazendo uso de estratégias certas para aumentar esse engajamento, os colaboradores ficam mais focados, motivados, cumprem prazos e, consequentemente, dão melhores resultados em todos os aspectos, desde assiduidade até financeiros. Um dos procedimentos adotados é a formação e capacitação da equipe em paralelo com palestras motivacionais que estimulam o colaborador a sair da “zona de conforto” otimizando a performance e direcionando-a para a obtenção de resultados mais rápidos e assertivos.
BENEFÍCIOS DO COACHING NO FOODSERVICE E VAREJO
Autoconhecimento profissional;
Melhorar desempenho dos colaboradores;
Melhorar o relacionamento interpessoal;
Adapta a organização e os profissionais às mudanças;
Cria um ambiente de trabalho harmonioso;
Aperfeiçoa a capacidade de ouvir sem a necessidade de rebater;
Desenvolve a capacidade de liderança;
Descobre e retêm talentos;
Alavancar resultados financeiros.
É importante ressaltar que, para uma empresa crescer, precisa que os profissionais de todos os níveis hierárquicos estejam alinhados e comprometidos, uma vez que é o esforço em conjunto dos colaboradores que vai proporcionar os resultados desejados. O diferencial competitivo é nítido entre as equipes que passam pelos diferentes processos do coaching empresarial, sendo assim vale à pena investir em processos contínuos que contemplem o crescimento humano através do autoconhecimento, extraindo assim o que de melhor cada um tem a oferecer.