Black Friday desafia varejo a entregar experiência de compra completa no e-commerce

Por Bruno de Moraes Sá

Muito aguardada pelo comércio e pelo público, a Black Friday ocorre na próxima sexta-feira, 26 de novembro, e promete continuar no ritmo de aceleração de vendas. Grande destaque para esta sazonalidade são as vendas on-line, que devem repetir o sucesso em ascensão dos últimos anos, com destaque para 2020, período marcado pelo ápice nas vendas pela Internet motivadas pela pandemia, que fez com que grande parte do comércio fechasse seus pontos de venda físicos e concentrasse os negócios no e-commerce.

De acordo com informações de um levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, em 2020, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 3,1 bilhões, o que significa um avanço de 24,8% em comparação a 2019. Para o atual período, projetamos que as vendas on-line sigam avançando, pois quem teve a oportunidade de comprar pela primeira vez na internet, gostou, e deve repetir a experiência. Além disso, ainda há um mercado enorme a ser conquistado no Brasil.

Diante deste cenário, um fator é primordial para que o varejo considere em toda a jornada de compra do cliente: a entrega. Não adianta nada elaborar uma estratégia de preços atrativos para o anúncio dos produtos, abastecer o estoque, caso o consumidor final tenha desgastes em relação ao recebimento da mercadoria. Os prejuízos à marca da companhia podem ser enormes, considerando que um comentário negativo em uma rede social pode viralizar e trazer sérios impactos à imagem e à marca da empresa, uma vez que todos hoje somos influenciadores.

Mas não é só isso. Quantas vezes uma pessoa identificou a oportunidade de adquirir um determinado produto, porém, na hora de fechar a compra, viu que o prazo de entrega era muito extenso ou o frete tinha um valor bastante elevado, e então abandonou o carrinho? Obviamente que é bastante desafiador ao varejo resolver todos os gargalos referentes à entrega das compras on-line, mas é imprescindível entender as tendências de mercado e saber se adaptar a elas. Quem não se preparar para movimentos como esse ficará para trás.

Por isso é indispensável se unir aos melhores parceiros que irão, juntos ao seu negócio, identificar as melhores soluções para atender o seu cliente do modo que ele deseja, com uma experiência de compra única. Lembrando que, bem-atendido, o seu consumidor se fidelizará à companhia, fará compras recorrentes e será um multiplicador voluntário da sua marca nas redes sociais dele.

 

Bruno de Moraes Sá é country manager no Brasil da Borzo, serviço global de intermediação de entregas expressas que permite a entrega de mercadorias de qualquer peso ou tamanho dentro da mesma cidade no mesmo dia, por meio de qualquer rota, por diferentes tipos de transporte e por um preço competitivo. Seus algoritmos otimizam diversas entregas paralelas, considerando rotas geográficas, conteúdos de pacotes, entregadores autônomos, entre tantos outros, para garantir a viabilidade da entrega no mesmo dia.

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