CONFIANÇA DO COMÉRCIO CAI EM FEVEREIRO, APONTA CNC
A queda em fevereiro praticamente eliminou o crescimento visto em janeiro, de 1,4%
Depois das altas registradas em dezembro e janeiro, o Indicador de Confiança do Empresário
do Comércio (Icec) apresentou uma queda de 1,2% no mês de fevereiro, tendo uma pontuação de 119,3. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC).
Segundo a análise, a queda em fevereiro praticamente eliminou o crescimento visto em janeiro, de 1,4%, trazendo um avanço de 0,2% em 2022. Apesar da queda, o número ainda é mais positivo do que o do primeiro bimestre do ano passado, onde analisou-se uma redução de 2,7%.
A última vez que havia sido verificado um pessimismo nesse nível foi em abril de 2021, quando o Icec registrou uma queda de 6,4% frente ao cenário de incerteza que o país enfrentava, na época o índice alcançou 95,7, abaixo da zona de satisfação (acima dos 100 pontos). Em fevereiro, o destaque negativo mensal foi o componente Expectativa do Comércio, com uma redução de 1,6%, puxada, principalmente pelo item Empresa, que registrou queda de -1,9%. Em contrapartida, o componente Intenções de Investimento teve a menor retração, de 0,9%.
Os resultados do segundo mês do ano são atribuídos aos aumentos no preço da energia elétrica e dos combustíveis. O cenário tem contribuído para pressionar a formação de preços ao consumidor, resultando em um consumo mais moderado, que tem deixado os empresários mais receosos.
Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro ajudam a compreender o cenário. Apesar do decréscimo pelo terceiro mês consecutivo, após o pico de outubro do ano passado, o indicador apresentou a maior taxa para o mês desde 2016 (0,54%). O Boletim Focus, do Banco Central, também apresentou estimativa de baixo crescimento da economia neste ano, estimando 0,30%.