Dia das mães movimenta 5,3 bilhões nos shoppings centers
O Dia das Mães, data celebrada no segundo domingo de maio de cada ano, é um evento comemorativo que movimenta bastante o comércio. A busca por presentes começa a se intensificar logo no final de abril e as duas primeiras semanas de maio são um período em que lojas e empresas intensificam suas estratégias de venda. Em 2022, o Dia das Mães foi comemorado no dia 8 de maio e trouxe resultados positivos.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães, houve um crescimento de 6,9% nas vendas do comércio físico brasileiro na semana comemorativa em relação ao mesmo período em 2021, tendo como recorte de 02 a 08 de maio de 2022 x 03 a 09 de maio de 2021. A alta foi a mais expressiva desde 2012, quando o índice apontou 7,4% de crescimento.
Nos shoppings centers de todo o Brasil, as vendas no Dia das Mães cresceram 28,6%, um resultado que superou a expectativa inicial do setor, que previa um aumento de 19%. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), tendo como base o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), os shoppings movimentaram R$5,3 bilhões no período de 2 a 8 de maio, um desempenho que pode ser considerado como
indicativo de uma melhora econômica. Em relação a valores, o ticket médio R$ 198, valor 145,8% maior do que o ticket médio registrado nas lojas de rua, que ficou em torno de R$81.
Descontando a inflação, a variação foi positiva em 16% sobre as vendas do ano passado. Ao comparar com 2019, período pré-pandemia, o resultado real foi positivo em 4%, melhor desempenho para a data desde o início da pandemia.