ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADOS DA PARAÍBA MARCA PRESENÇA NA APAS SHOW 2022
ASPB participa da maior feira de alimentos e bebidas das Américas com uma comitiva de quase 150 supermercadistas
A APAS Show voltou com sua 36a edição em 2022, após dois anos de paralisação por conta da pandemia da Covid-19. O evento, considerado a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, reuniu fornecedores, supermercadistas e muitos outros empresários que estiveram presentes durante quatro dias, de 16 a 19 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, para fazer negócios e discutir as maiores tendências do mercado, passando por tecnologia, inovação, logística, finanças e muitos mais.
Sempre presente na APAS, a Associação de Supermercados da Paraíba esteve presente em mais uma edição, que marcou a retomada de eventos corporativos do setor supermercadista, promovendo o reencontro entre fornecedores e supermercadistas com boas perspectivas de negócios e de crescimento para o setor supermercadista. Damião Evangelista, Superintendente da Associação de Supermercados da Paraíba, destaca as principais tendências e inovações que a feira apresentou para o setor.
“Durante os quatro dias de realização da feira, a tendência de tecnologia, meios de pagamento, a questão de colaboração entre fornecedor e indústria, o relacionamento como ponto fundamental, que mais uma vez se mostra como o grande diferencial, a questão do relacionamento, do saber, do conhecer cliente, isso foi fundamental, e ver a preocupação da indústria em estar mais perto do seu cliente varejista”, destaca Damião.
Com essa grande variedade de temas abordados, a APAS Show 2022 trouxe como tema “Além de Alimentos”, com o objetivo de trazer tudo o que há de mais importante para o setor supermercadista. Com mais de 800 expositores dispostos nos cinco pavilhões do centro de convenções, o evento teve o objetivo de proporcionar networking, troca de experiências e a construção de novos negócios, como também aproximar, ainda mais, os profissionais, as marcas, e os lojistas.
Para Damião, essa troca de experiências é um grande diferencial. “A presença da ASPB na APAS contribui muito na questão do networking, a gente vai sempre em busca de novos canais. A ASPB sempre busca estreitar relacionamento com outras instituições estaduais, com fornecedores e varejistas, não só da Paraíba, mas de diversos estados, porque traz muito aprendizado para a gente”, pontua.
Com empresários reconhecendo a importância das feiras e encontros de negócio, o estado da Paraíba esteve muito representado por uma grande comitiva, com quase 150 supermercadista, e a presença
de importantes redes de associativismo do estado, entre elas a Rede compreMAIS, Rede Gente Econômica, Rede Paraíba de Supermercados, Rede Big Nordeste, Rede Super Legal e lojas de pequeno/médio porte, que não fazem parte de nenhuma rede, também estavam presentes.
“Aqui na ASPB a gente vê com muita alegria esse entusiasmo dos nossos supermercadistas estarem participando da feira, não só em busca de produtos e equipamentos, mas também em busca de conhecimento, já que várias foram até a feira para participar das palestras, e a cada ano a gente sempre incentiva essas comitivas de supermercadista a estarem presentes na APAS”, comenta Damião.
Como destacado por Damião, além das exposições a APAS 2022 também realizou o congresso “O Essencial é Humano”, discutindo temas que englobam o universo do setor supermercadista bem como cases de sucesso. Entre os dias 17 e 19 de maio, foram realizadas mais de 78 palestras simultaneamente, com a presença de 3.684 congressistas.
O tema, “O Essencial é Humano”, revelou a busca e a necessidade de negócios cada vez mais humanizados. “Baseado no tema da feira, eu creio que os supermercadistas tiveram um olhar mais clínico ao voltar para suas empresas, na busca da valorização do seu capital humano, buscar conhecer melhor alguns dos seus colaboradores, até na questão de valorização, muitos deles, às vezes esquecidos, diante das tarefas árduas que são realizadas diariamente. Mas creio que isso despertou bem para o supermercadista começar a trabalhar melhor essa ferramenta dentro da empresa, os recursos humanos”, reflete Damião.
Entre palestras e exposições, APAS Show 2022 teve um total de 111.571 visitas, com um crescimento de 4,43% em relação a última edição, realizada em 2019, teve 89 expositores, dos quais 185 eram internacionais de 14 países, e 57.602 visitas do público-alvo do evento. Em relação às conexões de negócios foram 106 reuniões com 45 expositores e 20 empresas compradoras.
Setor supermercadista paraibano em 2022
Para o setor supermercadista paraibano, Damião destaca a perspectiva de grande crescimento no ano de 2022, com muitas lojas locais sendo reformadas e outras construídas, assim como o movimento de atacarejos que estão investindo no estado, a exemplo do Grupo Mateus, que deve inaugurar a primeira loja no estado no segundo semestre do ano.