Como implementar uma cultura de uso dos dados no varejo

No último artigo, abordei a importância do varejo em utilizar os dados que capta, visando melhorar seus resultados. Nesse, quero mostrar algumas dicas que você pode seguir, para implementar uma cultura do uso dessas informações no seu negócio.

Afinal, vimos que os dados são muito estratégicos para gerar vantagem competitiva. Por isso, é importante que todo o varejo desenvolva uma estratégia de dados que permita que se entenda cada vez melhor o consumidor, suas preferências e hábitos. Esse processo poderá servir de base para a transformação digital.

Para você ter sucesso, é preciso que a orientação ao uso dos dados seja enraizada no mindset de sua equipe como premissa principal para conduzir as ações e iniciativas de negócio. E, para criar essa cultura do uso dos dados no seu varejo, você pode começar com algumas práticas simples, sendo a primeira delas, a mais importante, que é liderar pelo exemplo.

Nos momentos importantes em que toma decisões, procure mostrar às pessoas que você baseou sua escolha não apenas na sua experiência e intuição, mas que também fundamentou com dados e informações que mostram que estão indo para o caminho certo. Com o processo do uso dos dados começando de “cima para baixo”, seus colaboradores conseguem perceber mais ainda a importância disso para o dia a dia. Assim, você mostra para eles como se consegue ter insights melhores e mais efetivos, tendo sempre a informação de fundo. É como diz o ditado, atribuído a Confúcio, “a palavra convence, o exemplo arrasta”. Dê o exemplo.

E, após dar o exemplo, procure também, promover treinamentos dos seus colaboradores para aprenderem a utilizar os dados em suas tarefas, e para que possam praticar o processo, e também para que conheçam onde encontram as informações importantes. Afinal, se eles têm acesso aos dados, é preciso que saibam como utilizá-los da melhor maneira possível.

Caso você não invista no treinamento, isso se torna mais uma tarefa complicada para o dia a dia corrido do varejo. Segundo uma pesquisa realizada pela Pendo, cerca de 80% das funcionalidades de um software não são usadas ou são raramente utilizadas. Uma das causas conhecidas é exatamente a falta de conhecimento sobre como usar essas informações e ferramentas.

Com o treinamento em dia, seus colaboradores saberão que devem usar os dados para “pensar fora da caixa”, não recorrendo a eles apenas para ter respostas para as tarefas do seu dia a dia, aprendendo a fazer as perguntas certas, para colher a resposta com essas informações que o seu varejo coleta.

Outro ponto importante para criar a cultura de uso dos dados em seu varejo, é o de ter um time técnico e especializado em dados e analytics. Dessa forma, você garante que os dados que todos forem utilizar, estão sempre atualizados e corretos, afinal, tem uma equipe responsável pela manutenção deles em sua base.

Por fim, é importante que você garanta que os dados estejam em uma única plataforma de B.I. que seja simples e intuitiva de se utilizar. Afinal, é necessário que você tenha uma plataforma efetiva e que auxilie o seu varejo a melhorar seus resultados, facilitando o dia a dia do seu colaborador. Quanto menos atrito para chegar na informação, maior o nível de engajamento dos colaboradores em acessá-las.

Isso também evita que você tenha dados duplicados ou espalhados em diversas plataformas, dificultando o acesso a eles. Dessa forma, ao contar com um time técnico responsável pela gestão da informação, você evita que isso ocorra.

Vale destacar ainda que a plataforma não faz milagre sozinha, é preciso que você desenvolva a melhor maneira de utilizá-la. Tudo permitirá que você melhore a experiência dos consumidores em sua loja, além de facilitar o dia a dia de seus colaboradores.

Além disso, ao trabalhar com os dados, o varejista aumenta muito sua capacidade de previsibilidade. Isso auxiliará o setor de compras a negociar melhor com fornecedores, visando sempre conseguir melhores condições.

Espero que as dicas apresentadas o ajudem a criar essa cultura do uso dos dados no seu varejo, auxiliando-o a melhorar seus resultados, se diferenciando do seu concorrente. Lembre-se: ao adotar o uso dos dados em sua loja, todos saem ganhando, tanto o seu cliente, quanto você e o seu colaborador, que ganha em produtividade e eficiência no seu dia a dia.

 

André Faria É CEO na Bluesoft e colunista do Portal NEWTRADE.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!