Conheça a técnica usada por Tim Cook e Jeff Bezos para aumentar a produtividade
Não cometa o erro de tentar fazer tudo
Tim Cook é o atual CEO da Apple. Já Jeff Bezos está no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo e é CEO da Amazon. Ambos dirigem negócios com milhares de funcionários espalhados pelo mundo. Eles cumprem agendas agitadas, mas não fazem de tudo, ao contrário do que muitos podem pensar. Isto é, eles não executam todas as tarefas de todas as áreas e, ainda assim, continuam sendo exemplos de líderes de muito sucesso.
Dividir a atenção e focar em múltiplas tarefas especializadas é altamente improdutivo. Perde-se tempo e resultados ao tentar resolver sozinho todos os problemas. Por isso, concentrar-se nas tarefas que você domina e delegar outras para os que as dominam é uma técnica eficiente e simples para dirigir empresas de sucesso.
Concentrar a sua energia em tarefas essenciais, que só você sabe fazer, é fundamental para alcançar resultados com maior qualidade. E, para isso, é necessário que você conheça os seus pontos fortes e fracos, para não perder tempo com atividades que outros desempenham melhor que você.
Segundo a revista Inc.,Tim Cook é um ótimo exemplo da eficácia dessa técnica, já que, desde que entrou na Apple, foca nos detalhes do seu trabalho e não perde tempo tentando fazer todas outras tarefas. Diferente do CEO anterior da Apple, Steve Jobs, Cook não acompanha de perto os estúdios de design, por exemplo, já que essa não é a sua especialidade.
Por isso, para ser um bom líder e maximizar os resultados da sua empresa não é necessário participar ativamente de diferentes tarefas, mas sim escolher pessoas altamente capacitadas para executar essas demandas, além de dar a elas recursos, encorajamento e confiança suficientes para exercer as suas capacidades.