Consumidor dilui as compras do mês e está gastando menos

A pandemia mudou a forma como o consumidor faz suas compras de mês. As compras de abastecimento – aquelas maiores e com mais itens – tradicionalmente são feitas no começo do mês, quando o salário cai na conta das pessoas.

Com o aumento do desemprego e redução da renda, essas compras mais pesadas foram diluídas e ganharam importância no meio e fim de mês, de acordo com estudo da Kantar.

“As pessoas costumavam fazer as compras mais parrudas no começo do mês, quando recebem seus salários. Mas para racionalizar o gasto, esses gastos passaram para o meio e fim do mês. Porque a pessoa sabe que o próximo pagamento está chegando e que dá para gastar mais”, afirma Rafael Couto, gerente sênior de soluções para consumidores da Kantar.

Além das compras maiores, ficaram para o fim do mês as aquisições de produtos mais caros. A lógica é a mesma: esperar o fim do mês para ver se aqueles itens estão dentro do orçamento familiar.

Comprando menos

No começo da pandemia, em março de 2020, os consumidores correram aos supermercados e fizeram grandes compras de abastecimento. “Ninguém sabia quanto tempo a pandemia iria durar, se iria faltar produto, por isso houve aumento da compra de abastecimento”, diz Couto.

Com o passar dos meses, o consumo foi se normalizando. “Com a volta das restrições, em fevereiro e março deste ano, os consumidores fizeram menos compras. A frequência caiu muito. Só que diferentemente do começo da pandemia, as pessoas não levaram tantos itens para casa desta vez”, afirma Couto.

De acordo com levantamento da Kantar, o consumo neste período caiu 5% em relação a igual período de 2020.

Diferenças entre classes sociais

No começo do mês, consumidores de todas as classes sociais costumam se abastecer em atacarejos e hipermercados. As mudanças de hábito começam no meio e fim de mês. No meio de mês, as classes AB e C, vão ao supermercado e pequeno varejo, enquanto a DE empurra o gasto para o fim do mês.

“O fim do mês passa a ser mais relevante para a compra de urgência, aquela em que o consumidor leva poucos itens”, afirma Couto.

Atacarejo

Segundo ele, o atacarejo deixou de ser um canal de abastecimento exclusivo para a baixa renda. “O atacarejo cresceu bastante e serve como canal de abastecimento de todas as classes sociais. O formato se modernizou, deixou de ser aquele lugar feio e oferece novos serviços. É claro que as limitações têm um limite, pois é preciso manter o atrativo do preço.”

Força do e-commerce

A participação do e-commerce nas compras saltou de 3% no começo da pandemia para 5,8% no fim de 2020. No e-commerce, as compras mais pesadas são realizadas no começo do mês, com preferência para produtos de marca própria. No meio do mês, o consumidor compra marcas premium e no final, produtos econômicos.

“O e-commerce vem crescendo muito e o WhatsApp tem papel importantíssimo nisso, representa 3,8% das compras”, afirma Couto.

Fonte: 6 Minutos 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!