Faturamento de shopping centers tem alta de 23,6% em 2021

De acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2021-2022, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou o faturamento anual de R$ 159,2 bilhões em 2021, uma alta de 23,6% em relação a 2020 (R$ 128,8 bi). O dado mostra a recuperação dos shoppings ao longo do ano passado, período ainda marcado por restrições de funcionamento e retomada gradual da atividade econômica no país.

a variação regional, o crescimento do faturamento em 2021, sobre o período anterior, foi maior na Região Norte (+29,4%), seguida pelas regiões Nordeste (+25,8%), Sudeste (+ 24,9%), Centro-Oeste (+21,4%) e Sul (+15,1%). “O resultado positivo do ano passado é um grande indicativo de como o setor se fortaleceu, após as restrições de funcionamento, e está caminhando para a recuperação total das perdas do período pandêmico. Os consumidores foram seguros às compras em 2021 e aos poucos vão retomando o hábito de frequentar shopping centers, com cada vez mais pessoas vacinadas e protocolos de higiene mais atrelados à rotina, o que garante maior tranquilidade e confiança a todos. Nossa expectativa é de um setor ainda mais forte este ano, impulsionado pela melhora macroeconômica do país e aumento do emprego”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Inaugurações

Em 2021, foram inaugurados cinco shopping centers. Neste ano, a previsão é de 13 novas inaugurações, sendo cinco na Região Sudeste, três na Região Nordeste, três na Região Sul e dois na Região Centro-Oeste. Em Área Bruta Locável (ABL), essa expansão representa um aumento de 1,5% sobre o ano anterior, com um total de 17,2 milhões de metros quadrados, ante os 16,9 milhões apontados em 2020. “Estes números demonstram a pujança do setor. O ano de 2001 foi marcado pela retomada do setor, após registrar em 2020 uma queda no faturamento sem precedentes em sua história, imposta pela pandemia”, complementa o executivo.

O número de lojas também cresceu e chegou a 112 mil, um acréscimo de 1,5% na comparação com 2020 (110 mil lojas). O número médio de visitantes ao mês foi de 397 milhões, o que representa uma elevação de 16,4% sobre 2020, quando a média mensal foi de 341 milhões de pessoas. Em 2021, o setor gerou 1,02 milhão de empregos, alta de 2,1% em comparação ao ano anterior (998 mil postos). Já as vagas de estacionamento totalizaram 1,018 milhão, acréscimo de 1,5%.

Diferentemente de 2020 – quando a taxa de vacância atingiu 9,3% -, a taxa verificada no ano passado reduziu em cerca de 60%, devido a recuperação do setor, e registrou 6,1% em dezembro, se aproximando dos patamares pré-pandemia (4,2% em fevereiro de 2020).

Perspectivas

Para 2022, a projeção é de um aumento de 13,8% nas vendas, que devem se aproximar dos níveis pré-pandemia. Em termos de expansão, em 2019 apenas 10% dos shoppings tinham planos de expandir. Apesar da pandemia, em 2021, 8% dos shoppings passaram por algum tipo de expansão. Para os próximos anos, 28% dos shoppings pretendem expandir, o que demonstra o elevado grau de confiança do setor de shopping center.

Fonte: New Trade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!