Futuro do varejo passa pela loja física, defende Abílio Diniz

As lojas físicas ainda são necessárias e continuarão sendo nos próximos anos. É o que defendeu o empresário Abilio Diniz durante a abertura do seminário O Futuro do Varejo e o Varejo do Futuro, organizado pela Folha na última quinta-feira (5).

Para ele, o mundo permanecerá o mesmo com o fim da pandemia, e o perfil do consumidor não sofrerá grandes mudanças. “Ele vai querer continuar indo a lojas atraentes, vai querer continuar vendo os produtos, vai continuar pesquisando, não apenas online, vai querer ver e pegar [as mercadorias]”, afirmou.

O empresário, que comandou o Grupo Pão de Açúcar até 2013, atualmente é presidente do conselho de administração da Península Participações, empresa de investimento privado com ações no Carrefour Brasil, Carrefour Global e BRF. Abilio Diniz também é professor da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Durante o evento, ele reforçou a importância das lojas ao mencionar o exemplo de grandes empresas do varejo que nasceram no ambiente online e agora estão expandindo as operações para o mundo físico.

Uma das citadas por ele foi a Amazon, a segunda maior empresa de varejo do mundo, de acordo com a NRF (na sigla em inglês, Federação Nacional do Varejo), dos Estados Unidos. A companhia já conta com cerca de 80 lojas físicas espalhadas por aquele país. Os estabelecimentos vão de livrarias a supermercados ultramodernos.

De acordo com levantamento realizado pelo portal Statista, até junho de 2020, a empresa fundada por Jeff Bezos era dona de 589 pontos físicos, incluindo a rede de supermercados Whole Foods.

O grupo chinês Alibaba também tem investido em pontos físicos. Em 2019, o AliExpress, site de ecommerce que pertence ao grupo, abriu sua primeira loja no Brasil, em um shopping de Curitiba. Tratava-se de uma estrutura temporária, que já foi desativada.

Durante a abertura do seminário, Abilio Diniz destacou ainda a importância de as empresas do varejo investirem em inovação. Ele afirmou que copiar as iniciativas de outras companhias não é mais suficiente para atrair os consumidores.

“Hoje, a capacidade de você se antecipar e criar é muito mais necessária do que em tempos atrás. Você tem que estar junto com a inovação, tem que estar atualizado sobre tudo o que está acontecendo e colocar a sua cabeça pra funcionar nesse sentido. Atualmente, com a velocidade que as coisas acontecem, se você não inovar, você acaba ficando pra trás”, disse.

O empresário ressaltou que, no mundo dos negócios, é preciso se colocar no lugar do consumidor antes de planejar as próximas ações.

“Muitas vezes, se ele não sabe exatamente o que quer, você tem que procurar adivinhar e oferecer soluções que nem ele mesmo sabe onde encontrar”, afirmou. Se os empresários do setor fizerem isso, diz, saberão qual é o varejo de hoje e qual será o do futuro.

Fonte: Folha de São Paulo 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!