GPA começa a vender no Mercado Livre

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou ontem (06) que começou a vender produtos na plataforma do Mercado Livre neste mês, e itens alimentares devem ser estocados nas centrais dessa empresa, que fará a entrega. O Mercado Livre tem cinco centrais no país — chegará a oito até dezembro. O GPA ainda começará a vender no on-line da Americanas (do grupo B2W) e no Supernow (também da B2W) em maio.

Apesar dessa evolução, o GPA diz que precisa avançar mais rápido para recuperar o “tempo perdido” no digital, mas disse que não fará isso de forma desorganizada.

“Saímos um pouco atrasados, estamos recuperando o tempo perdido e o crescimento vai vir mais robusto na plataforma digital. E os acordos feitos são medidas de mitigação”, afirmou o presidente, Jorge Faiçal, em teleconferência com analistas.

Nesta semana, o grupo ainda começa a venda de mercadorias pelo iFood. Na Rappi, a venda se iniciou em fevereiro e 136 lojas servem como ponto de coleta de mercadorias para entrega da compra on-line. Também já começou neste ano a venda pelo Cornershop, com 310 lojas atendendo os pedidos por meio dessa plataforma.

O comando do grupo ressaltou que houve perda de participação de mercado no alimentar no primeiro trimestre, porém entende que o avanço a novas plataformas devem reverter esse quadro. A ação da empresa caía neste início de manhã na B3.

“Perdemos ‘share’ no primeiro trimestre de forma leve, mas os dados mostram que, no varejo ampliado [venda medida pelo IBGE] o alimentar mostra resistência”, disse Jorge Faiçal, presidente do GPA. “Entendemos que para ganhar esse jogo temos que estar em todas as pontas, na venda direta, no marketplace nosso e no marketplace de terceiros. A competição se dará pela melhor entrega, pela capacidade de criar promoções assertivas, pela entrega de itens frescos e não cobrar isso do consumidor”, afirmou.

“Faremos isso sem crescer de forma desorganizada e sem afetar rentabilidade”, afirmou.

No seu próprio marketplace, a companhia vai focar em oito categorias como cervejas artesanais, petcare, vinhos e outros, com foco maior aquelas que suas lojas são referência de mercado.

O grupo ainda foi perguntado por analista sobre o fato de alguns concorrentes terem melhores números no primeiro trimestre. Faiçal disse que “nós comparado com eles temos diferentes mix de vendas por isso o impacto é diferente”. Apesar de mencionar essa composição, a direção afirmou que há um reflexo da estratégia adotada pela própria empresa, que não ajudou na venda de certos itens, como eletroeletrônicos.

“Houve uma alta maior na venda on-line, também na venda on-line de eletro e no avanço dos ‘last miles’ [redes com boa entrega na última milha]. Nossos concorrentes tem mais de 70% do crescimento na venda vindo dessas premissas […] Não estamos focados no eletro no digital e perdemos ‘share’ nisso. Não significa que não vamos vender no on-line de eletro ao longo do tempo”, afirmou o executivo.

A receita líquida do GPA no Brasil caiu 2,9% de janeiro a março, ou seja, perderam mercado já que o setor cresceu mais que a empresa. A alta nas vendas de 4,9% na companhia como um todo teve efeito da operação internacional, do grupo Éxito.

O concorrente, Grupo Carrefour Brasil, no braço de varejo, teve vendas de R$ 5,4 bilhões no mesmo período, crescendo 9,6% considerando on-line e lojas. No físico, a alta atingiu 9%. O Carrefour publicou sua prévia de vendas, mas ainda não informou dados de lucro e margens, o que deve ocorrer na próxima semana, na divulgação de balaço.

Sobre o segundo trimestre, Faiçal afirmou que o período deve ter “algum nível de dificuldade porque foi quando, no ano passado, se beneficiou mais do fechamento abrupto de restaurantes”, disse. “Mas estamos numa taxa de recuperação. Maior veio melhor que abril, e abril foi difícil e sofreu impactos de Brasil e Colômbia. Porém estamos confiantes com recuperação de posicionamento no segundo semestre”.

Fonte: Valor Econômico

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!