Intenção de compra na Black Friday cresce 29%

Nem mesmo a crise econômica deve afastar os brasileiros das compras nesta Black Friday. Pelo contrário. O número de pessoas que pretendem comprar algo na data será 29% maior do que no ano passado, como mostra uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook.

Sem surpresas, a pesquisa aponta para uma preferência dos consumidores por compras feitas no ambiente online. Apenas 41% dos respondentes consideram as lojas físicas como o melhor canal de venda, contra 57% das respostas na pesquisa feita em 2020. Além disso, 77% dos 400 brasileiros entrevistados devem usar seus smartphones como principal canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado.

No cenário digital, o Facebook por si só também teve certo destaque. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram que usam aplicativos da rede social na busca por novos produtos e marcas. Mais da metade (60%) admitiu a influência dos comentários e avaliações sobre produtos e serviços publicados no Facebook e Instagram no processo de compra.

Os dados seguem uma tendência que começou ainda no ano passado. Na pesquisa, 89% dos respondentes afirmaram que anúncios publicados no Facebook foram decisivos durante a compra de produtos na última Black Friday, em 2020.

Busca será pela melhor estratégia

A pesquisa mostra que, apesar da predileção pelo online, consumidores também estão atentos a estratégias que considerem as lojas físicas. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar online e retirar o produto nas lojas, em busca de mais agilidade. A busca de 80% dos brasileiros também será por ofertas personalizadas na data.

Com isso, irão se destacar as empresas que conseguirem centralizar suas campanhas de marketing em diferentes canais de contato com o consumidor, e assim deixando as ofertas mais “a cara” de cada um dos compradores e privilegiando sempre a experiência de compra, do início ao fim. “Com esta mudança de comportamento, acelerada pela pandemia, ajudar as pessoas a encontrarem marcas e produtos relevantes e a ter uma boa experiência na interação serão fatores essenciais para o sucesso da estratégia de marketing das empresas”, diz Conrado Leister, diretor geral do Facebook no Brasil.

Para atrair o público, as empresas podem usar de alguns mecanismos. Para os consumidores, os mais decisivos são:

  • frete grátis (54%);
  • preço do produto (51%);
  • qualidade do produto (48%)

 

Produtos mais buscados para a Black Friday

Categoria Quantidade de respostas

  • Roupas e acessórios 45%
  • Eletrônicos 44%
  • Celulares 41%
  • Informática 40%

Fonte: Exame.com

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!