LIDERANÇAS MIOJO E A INOVAÇÃO

Vamos logo definir o que tratamos por inovação: qualquer produto, serviço ou experiência que gere nota fiscal é considerado inovação; portanto, inovação tem que gerar venda! Simples assim… E inovar não é inventar; inovações bem sucedidas são, em sua maioria, oriundas do constante processo de observação em fazer algo melhor, mais rápido ou mais barato do que já é proposto no mercado. Empreendedor não é inventor, mas inovador.

Muitos confundem inovar com inventar. Como Joseph Schumpeter (idealizador do conceito destruição criativa) ensinava, o ato de inovar é “fazer coisas que não são geralmente feitas em vias normais da rotina do negócio”. Sendo assim, por diversas vezes, a inovação ocorre por intermédio de um breve e atento ato de observação.

Um desses exemplos diz respeito a uma lanchonete, ao perceber que seus clientes reclamavam da demora do seu principal produto: um combinado de um sanduíche especial e exclusivo, acompanhado de uma porção de batatas fritas e um refrigerante.

O problema detectado era que as batatas ficavam fritas bem antes do sanduíche especial. Como, então, acelerar a confecção do sanduíche?

Para diminuir as reclamações, o empreendedor decidiu servir logo, assim que prontas, as batatas fritas e o refrigerante, enquanto o sanduíche especial era terminado da melhor forma. A constatação final foi de que o número de reclamações diminuiu de forma bem satisfatória. Qual o segredo? Ora, as batatas fritas passaram a ser consideradas como entrada para o sanduíche especial.

Esse novo procedimento fez com que boa parte dos clientes acabasse por pedir mais de um refrigerante, pois a maioria já havia consumido o primeiro, juntamente com as batatas fritas, que chegaram antes do sanduíche especial.

Esse exemplo nos mostra que a qualidade do serviço foi melhorada, atendeu a expectativa do cliente, sem haver o aumento de custos, tampouco o tempo de atendimento foi alterado negativamente, pois, o tempo de preparação das batatas fritas e do sanduíche especial continuaram os mesmos.

O mais interessante desse exemplo foi que ainda houve um acréscimo nos lucros, em virtude da possibilidade do consumo de mais um refrigerante a cada pedido.

Muito bem, mas o que seria a Nova Inovação? Nova Inovação é um conceito que propõe a correlação entre gestão participativa e comprometimento organizacional. É a partir dessa correlação que surgem as lideranças que alcançam resultados exitosos.

Explicando melhor, realizei uma pesquisa científica que envolveu 363 gestores de empresas e entidades públicas. O resultado comprovou que a participação dos gestores viabilizava o entendimento do que deveria ser feito, ou seja, dos resultados a serem alcançados para o êxito do negócio. Esse entendimento necessitava da aceitação consensual, portanto, do consenso para realizar o planejado. A partir de então, estava consolidado o comprometimento organizacional. É daí que surgem as lideranças que “abraçam uma causa querida por todos”.

O que confirma meu argumento é defendido pelos autores James Kouzes e Barry Posner, quando afirmam: “liderança é a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas”.

Assim, resumimos a compreensão da pesquisa realizada:

  1. A gestão participativa provoca o entendimento do que deve ser feito.
  2. Esse entendimento precisa da aceitação consensual de todos os responsáveis pelo o que deve ser feito.
  3. Esse consenso gera comprometimento organizacional.
  4. O comprometimento organizacional é fonte para estimular o surgimento de lideranças que concluam o que deve ser feito.
  5. Essas lideranças compõem times que trabalham orientados em “lutar por aspirações compartilhadas”.

Mas o que seriam as lideranças “miojo”? Ora, as lideranças miojo surgem da credibilidade de empresários que imaginam na capacitação de lideranças que encontram soluções instantâneas para conduzir times e propor inovações. Creem que a capacitação dessas lideranças funciona igual ao preparo de miojo, sem considerar que o tal miojo até conforta o estômago, “ilude a fome”, mas é pobre em nutrientes.

Por fim, constato que lideranças não emergem segundo regras lógicas ou previsíveis. Líderes não são produto de um processo planejado, nem racionalmente constituído. O líder é uma emergência natural do grupo a que pertence.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!