Mercados autônomos: o equilíbrio entre digital e físico

O processo de digitalização do varejo trouxe mudanças permanentes para a linha de frente. Vendedores que antes precisavam apenas do conhecimento mais generalista sobre produtos e serviços, agora encontram consumidores bem-informados, autônomos e práticos. Isso porque em poucos cliques é possível pesquisar preços ou recomendações de especialistas – algo que era exclusivo da ida à loja física, e hoje está disponível para todos. Esse empoderamento dos clientes abriu portas para que novos formatos de lojas surgissem, justamente para disponibilizar uma experiência com o conforto e a conveniência que o cliente espera.

Já notou que QR Codes estão por toda parte? O que já despontava como uma tendência antes da pandemia tomou muito mais proporção e o varejo, do pequeno ao grande, se apropriou rapidamente dessa tecnologia. Totens de atendimento em estabelecimentos, lojas de departamento com self checkout, em que não há a necessidade de atendimento no caixa, são outros exemplos.  Em negócios com processos mais sofisticados, o autosserviço tem nome: lojas autônomas. O modelo vem chamando atenção de grandes players e promete uma experiência completamente digital para quem visitar.

Grandes marcas como a rede de hipermercados Carrefour já adotaram o formato e, apenas em São Paulo, contam com três unidades e uma perspectiva de crescimento acelerado. Também existem outros negócios especializados em mercados autônomos, que estão chegando em condomínios, clubes ou empresas. Geralmente, o cliente abre a porta com o aplicativo do mercado via QR Code – que também estão presentes para escanear os produtos nas prateleiras e realizar a compra.  Fora do Brasil, o maior exemplo são as lojas Amazon Go, da Amazon, que funcionam 24h por dia. Nelas, o cliente pode entrar, escolher seus produtos e ser cobrado de forma automática assim que sai.

Sem dúvida, a digitalização está alcançando patamares inéditos, inclusive nos espaços que costumavam ter apenas interações físicas. Para algumas pessoas, ainda existe a preferência do presencial: um estudo feito entre a Bornlogic e a Opinion Box mostrou que 74% dos brasileiros já procuraram um produto on-line mas decidiram realizar a compra somente na loja física. Nesse sentido, as lojas autônomas podem ser mais uma opção de consumo para atender os requisitos de quem quer a agilidade do virtual sem abrir mão da experiência presencial.

Embora possa parecer uma realidade distante do Brasil, é uma tendência que o mundo todo já está de olho, e que os chamados “mercados de bairro”, como empórios, lojas de convêniência e minimercados, podem começar a incorporar. Um relatório da Euromonitor destacou a “conveniência” como uma das principais 10 tendências globais de consumo, e apontou o figital (integração entre físico e digital) como outro potencial para o pós-pandemia. Para quem pensa em investir no modelo, precisa ter em mente que a tecnologia vai ser a protagonista por trás de todos os processos, desde a entrada na loja, monitoramento das ações do cliente, garantia de segurança, meios de pagamento, até checagem de estoque, entre outros.

Ter uma loja 100% autônoma não acontece do dia para a noite. Mas para o comerciante que pensa em oferecer o máximo de praticidade para o consumidor, dar os primeiros passos não precisa ser algo inalcançável. Serviços como totens de autoatendimento ou terminais de self checkout são possibilidades tangíveis para diminuir filas, demonstrar a digitalização do negócio, e principalmente: oferecer conforto e aumentar a satisfação do cliente. Imaginar que a autonomia durante a jornada de consumo será uma das chaves para conquistar o brasileiro não é pensar alto demais, e sim se planejar para um futuro que já chegou.

Fonte: New Trade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!