NEGÓCIO DE FAMÍLIA: SUPERMERCADO ESTRELA É EXEMPLO DE UMA SUCESSÃO FAMILIAR QUE GERA BONS FRUTOS
Tradicional negócio da Paraíba sempre funcionou como uma empresa familiar e estende relação até mesmo aos clientes
A história do Supermercado Estrela começou em 1998. A empresa familiar abriu sua primeira unidade em Catolé, Campina Grande, e a partir de um quadro de funcionários bem enxuto foi se desenvolvendo e atraindo clientes que contribuíram para o sucesso do empreendimento. Com o passar dos anos, a expansão foi acontecendo e o negócio foi uma segunda loja foi aberta, concretizando ainda mais a participação do Supermercado Estrela no setor supermercadista paraibano.
Sucessão familiar
Como empresa familiar, a sucessão dentro do negócio sempre foi um tópico abordado, até que Gustavo Borges recebeu do pai a gestão da empresa, ficando a frente, principalmente, do setor comercial e do marketing. Gustavo sempre esteve envolvido com o negócio da família, e desde criança gostava de estar presente no comércio vendo como ele funcionava e entendendo um pouco sobre os processos. Mas, a partir do momento que foi crescendo e ingressou na universidade, ele começou a assumir cargos de responsabilidade no supermercado, vivendo de perto a rotina diária do setor.
Apesar de hoje estar em um cargo alto de gestão, Gustavo passou por diversos setores, desde lançamentos de notas até treinamentos realizados na sessão de açougue. Para ele, ter a oportunidade de conhecer e vivenciar várias funções foi essencial para ampliar sua visão de negócio. “A importância de passar por vários setores é saber a dificuldade de cada um deles, saber também manipular um pouco de tudo. Às vezes a gente fica em uma função na loja e não conhece a realidade daquela outra função. Então, é importante conhecer os pontos fortes e fracos de cada setor”, aponta. Uma das grande dificuldades que Gustavo enxerga no mercado é a dificuldade que muitas famílias têm ao dar continuidade a um empreendimento familiar por não ter alguém que queira fazer parte da sucessão, obrigando, muitas vezes, o dono a repassar o negócio para uma outra pessoa ou contar com um outro funcionário no cargo de gestão. Para Gustavo esse nunca foi um problema e ele garante que sempre teve o desejo de dar continuidade ao trabalho que começou com o pai e com a mãe.
Apesar de ter cursado contabilidade na Universidade Federal da Paraíba, UFPB, ele não cogitou seguir a carreira longe do negócio da família. “Eu acho que muitos jovens também teriam que se dedicar a isso aos negócios familiares]. Eu sou formado em contabilidade, mas nunca me vi fora daqui. Nunca vi que contabilidade seria melhor do que eu ser empresário e graças a Deus deu certo”, comenta.
Tecnologia
Assim como todas as lojas do setor supermercadista, o ano de 2020 foi bastante desafiador principalmente pela necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas exigidas pela pandemia do coronavírus. De acordo com Gustavo, apesar dos desafios, foi um ano de muito crescimento para o setor, que teve um aumento de vendas e seguiu em atividade por ser considerado essencial.
Para se adaptar à nova realidade, o Supermercado Estrela implementou o próprio e-commerce para atender aos clientes sem que fosse necessário o deslocamento até as lojas físicas, e viu a ação ser bem recebida pelo público-alvo, contribuindo para o bom desempenho mesmo em meio à crise.
Marketing
Um outro grande aliado do Supermercado Estrela é o investimento em marketing, principalmente no meio digital. “A gente tá vendo que cada dia mais a mídia paga, como televisão, outdoor e rádio, está caindo. Já a parte de mídias sociais, a internet, está crescendo muito. A gente tem que se adaptar a isso, né? Eu vejo que só tende a crescer”, ressalta Gustavo.
Ele ainda destaca que uma das grandes vantagens do investimento das redes sociais é a possibilidade de fazer os anúncios chegarem a uma grande quantidade de pessoas de forma muito mais eficiente e rápida. Atraindo, assim, um público maior.
Com essa visão, ele planeja seguir investindo no marketing digital e já se estrutura para ter uma equipe diretamente dentro da loja, que possa atuar diariamente com o público-alvo e seguir expandindo os negócios através da internet.
Uma grande família
Um dos grandes diferenciais do Supermercado Estrela está no tratamento destinado aos clientes. Com a missão de atender cada um dos consumidores como se fosse da família, o trabalho é desenvolvido tratando cada loja com se fosse a própria casa, contribuindo também para que o próprio cliente se sinta satisfeito. “A gente tem muito respeito à nossa clientela. O cliente chega dentro da loja da gente e se sente bem. Porque é um ambiente limpo, arejado e confortável. É um ambiente onde os funcionários atendem com educação e aplicamos respeito no dia-a-dia”, destaca Gustavo.
Projeto de expansão
Para o futuro, o Supermercado Estrela já possui um plano de expansão bem estruturado e planeja abrir uma terceira loja, que está com o terreno comprado, mas aguardando uma melhora na situação econômica do país para dar início ao projeto. Além disso, a primeira loja também deve passar por uma reforma para expandir o seu espaço.