Por que 48% dos trabalhadores pensam em mudar de carreira
Muitos trabalhadores não se sentem felizes em seus empregos e querem trocar de empresa. A informação é do relatório “2021 People Management Report”, em que o Predictive Index coletou respostas de quase 2.000 funcionários em mais de 15 setores. Deles, 48% pensaram em mudar de carreira nos últimos 12 meses.
“Talvez mais do que tudo, as pessoas desejem estabilidade — e, cada vez mais, estão deixando seus empregos para trás para encontrá-la”, diz Marcel Schwantes, colunista do Inc. Ele concluiu três pontos sobre o motivo da insatisfação que está fazendo as pessoas pedirem demissão.
Burnout é contagioso
O estudo perguntou aos funcionários se o gerente da empresa parece exausto com o trabalho. Daqueles com um líder esgotado, 73% disseram que “muitos” dos membros de sua equipe aparentam o mesmo. Entre os que não têm um chefe com aparência cansada, apenas 22% disseram o mesmo.
À medida que os líderes procuram motivar seu pessoal, eles podem se esforçar para não demonstrar esgotamento — o que só piora a situação. “Seja sensível ao burnout, tire um tempo para si mesmo e você dará um exemplo positivo que pode ser seguido por toda a equipe”, diz Schwantes.
Funcionários não têm escolha
A pandemia forçou as pessoas a voltarem para suas casas, com familías e animais de estimação passando mais tempo juntos. Enquanto alguns podem estar ansiosos para voltar ao trabalho presencial, outros se acostumaram com a rotina e não querem voltar ao que era antes — mas não têm escolha.
O relatório mostra que 60% dos funcionários trabalham quase inteiramente no espaço físico da empresa, mas apenas 49% realmente querem. Em contraste, apenas 16% dos funcionários dividem o tempo entre o escritório e o trabalho remoto — mas é o método preferido de 26%.
Para Schwantes, flexibilidade é a palavra-chave para reter talentos. “Os líderes que garantem a seu pessoal autonomia para decidir como, quando e onde trabalhar terão uma enorme vantagem competitiva sobre aqueles que não o fazem.”
Gerentes devem se comunicar
De acordo com o relatório, a comunicação é a habilidade número um que os funcionários sentem que falta ao seu supervisor. Em 2019, a mesma característica estava em quinto lugar — mostrando a importância da transparência durante a pandemia do novo coronavírus.
“Quando as equipes podem ter conversas francas sobre seus pontos fortes e fracos, elas podem identificar a melhor forma de preencher suas lacunas e atingir seus objetivos. Mas essa abertura só acontece quando os gerentes reservam um tempo para construir esse ambiente de segurança e confiança”, diz Schwantes.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios