Satisfação de compra do brasileiro aumenta, mas alta dos preços preocupa

A satisfação dos brasileiros em relação às compras no e-commerce cresceram na pandemia de covid-19, é o que aponta a sexta edição do estudo “Como a pandemia está impactando os consumidores“, da empresa global de ciência de dados do consumidor Dunnhumby.

Na média geral, o nível de satisfação do consumidor passou de 30% em março de 2020 para 36% em fevereiro deste ano. Mas atingiu o pico de 41% na época da Black Friday. “As varejistas se preparam para atender bem na Black Friday e colhem melhores resultados. Se isto fosse feito ao longo do ano, a percepção do cliente melhoraria”, diz Rogerio Aversa, diretor de preços e promoções da Dunnhumby. Segundo o executivo, a satisfação está atrelada à sete pilares de percepção como preço, oferta personalizada e sortimento.

É importante perceber também que as pessoas continuam indo às lojas, o que não garante um crescimento contínuo das lojas virtuais após o fim do distanciamento social. “O estudo mostra que o consumidor vai ao menos 8 vezes ao supermercado ou outro varejo por semana. Ele pode fazer compras online, mas continua saindo de casa para comprar os itens que não encontra ou que prefere selecionar pessoalmente”.

Confiança e poder de compra

O estudo da Dunnhumby foi realizado em 22 países, com 400 pessoas por local. Deste modo, é possível comparar a situação do consumidor daqui em relação aos outros mercados. O brasileiro foi, por exemplo, o que mais percebeu a alta dos preços no supermercado, ponto observado por 67% dos entrevistados. O país é seguido da Malásia (55%) e Irlanda (50%). Nesta lista o último país é a Dinamarca (16%).

O Brasil é também o segundo país com [43% da] população mais preocupada com a pandemia e alta dos preços. O primeiro lugar fica para a Coreia, com 44%, e a China por último, com 6%, e empatada com a Noruega.

Entre os entrevistados brasileiros, a uma queda brusca na percepção de que o governo está fazendo um bom trabalho no combate a covid-19. Enquanto 39% concordaram com a afirmação em abril do ano passado, na recente pesquisa o índice chega a 17%. A percepção sobre as lojas se mantém em aproximadamente 50%.

“O consumidor está pesquisando mais, atento a promoções e varejistas que buscam um bom serviço. A pandemia gera muitas dúvidas sobre o futuro e isto é refletido no consumo”, diz Aversa.

Fonte: Exame.com

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!