Sites de buscas são os principais canais para chegar ao e-commerce

As mudanças de hábitos e padrões de consumo tiveram uma forte aceleração com a pandemia da covid-19. Cada vez mais digitais, os novos consumidores do comércio eletrônico pesquisam ativamente na internet pelos produtos e serviços que desejam antes de seguirem para as compras. E os sites de buscas são os principais canais para chegar ao e-commerce. Segundo um estudo feito pela Inroots, agência de publicidade e marketing, levando em conta a audiência das 50 maiores empresas do varejo no País, as plataformas de busca correspondem a 59,67% dos acessos feitos pelos shoopers.

O levantamento contabilizou 307,05 milhões de acessos aos e-commerces pelos consumidores. O tráfego direto para as plataformas de venda, quando o usuário digita a URL na barra de endereço do navegador, apresentou 31,04% de representatividade. Display (3,28%), social (2,52%), tráfego de referência – referral (2,12%) e e-mail (1,29%) fecham a lista.

O levantamento mostra que tão importante quanto a venda online é a jornada de compra dos consumidores para chegarem até o ponto de venda virtual. “Sem presença digital significativa, os varejistas correm o risco de não atraírem os consumidores para suas lojas virtuais. Em outras palavras, não basta apenas desenvolver uma plataforma de vendas pela internet se os consumidores não souberem da sua existência”, diz Ricardo Pomeranz, sócio-diretor da Inroots.

Por segmento

Na análise, os segmentos com as exposições mais significativas foram os eletromóveis (68,24%), moda (9,7%) e lojas de departamento (9,15%).

Das cinco empresas que mais geraram tráfego para suas lojas online por meio dos canais de buscas, quatro pertencem ao varejo supermercadista, com uma média de 81,11% de relevância – 21,43% de diferença a mais sobre a média.

Pelo tráfego direto, as cinco empresas também pertencem a esse segmento, com uma média de 51,57%. Quando a mesma análise é feita para o canal social, as duas empresas de maior representatividade estão no segmento de moda e registram uma média de 7,87%.

O Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV) traz indicadores como monitoramento e análise da satisfação e do NPS da marca e de cada uma de suas bandeiras; satisfação das lojas de maneira individualizada, com alertas para situações críticas; segmentação dos assuntos de maior relevância como preço, atendimento, produto, estrutura e marca; avaliação da concorrência; e comparativo da evolução de uma marca em relação à percepção do consumidor sobre as 300 maiores varejistas do Brasil.

Fonte: Mercado e Consumo 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!