Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

O varejo atual tem três dimensões e não apenas uma, como era até pouco tempo. “Estar próximo, disponível e pronto para o cliente é fundamental. Essa é a forma que a gente enxerga o varejo hoje”, analisa o CEO do Grupo Nós, Rodrigo Patuzzo. Ele foi um dos palestrantes do segundo dia do Latam Retail Show, principal evento de varejo e consumo B2B da América Latina, nesta quarta-feira (15).

O Grupo Nós é uma joint venture formada Femsa e Cosan. No Brasil, a empresa possui duas marcas, a rede de lojas de conveniência dos postos de gasolina Shell, Shell Select, e o mercado de proximidade Oxxo, que está sendo implementado no País.

O painel do qual Patuzzo participou tratou do tema Ecossistema de Negócios, que vem permeando o varejo e o consumo no mundo todo. Esse conceito consiste em um modelo de organização empresarial que tem como base uma integração sinérgica de diversas frentes de atuação, apoiadas em diferenciais competitivos ligados à tecnologia e ao digital.

Outro case apresentado foi o da Dasa, um ecossistema que reúne hospitais, medicina laboratorial, aplicativo e outras frentes no setor de saúde. Danilo Zimmermann, diretor-geral de Tecnologia e Transformação Digital da Dasa, comentou que o maior proposito do ecossistema é atuar de maneira preventiva e cuidar de todo o clico de saúde do paciente. “E trazendo uma experiência única e perfeita.”

A importância da tecnologia e dos dados

Durante o painel, ambos os convidados ressaltaram a importância das tecnologias e dos dados para conseguir construir e aprimorar esses diferentes ecossistemas. Patuzzo destacou que a construção deve começar com as chamadas foundations, o processo de implementação de todas as plataformas tecnológicas.

O executivo também pontuou que um dos maiores desafios na criação do ecossistema de varejo é justamente a conexão entre as plataformas e os dados de uma maneira que sejam compatíveis e possam ser trabalhados juntos. “Um dos maiores desafios é colocar a cultura de inteligência de dados na cabeça das pessoas”, complementou Rodrigo Patuzzo.

Zimmermann contou que a Dasa investiu, nesses últimos cinco anos, um total de R$ 2 bilhões só na área de tecnologia e em suas diversas frentes. “Não dá para ter um ecossistema de saúde sem ter uma interoperabilidade e um grande data lake.”

“Nós desenvolvemos um algoritmo, que já estamos escalando, que auxiliará na predição de pré-diabéticos”, adiantou o executivo, enquanto salientava a importância de ter dados e conseguir desenvolver algoritmos como esse.

Fonte: Mercado e Consumo 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de Privacidade
×

Olá!

Clique abaixo para conversar pelo WhatsApp ou envie um e-mail para: comunicacao@portalredebrasil.com.br

× Fale conosco!