7 PILARES DE GESTÃO PARA O SEU NEGÓCIO DAR CERTO EM 2021

Destacamos abaixo 7 pontos estratégicos a serem levados em consideração para quem quer ter resultados neste ano:

1) O nosso mercado não é mais o mesmo:

A chegada de novos players no mercado supermercadista, como avanço do Grupo Mateus que inaugurou 43 lojas no último ano e obteve um faturamento de 3,8 milhões, exige mudanças no mercado. Assim como os resultados da ABAD Nilsen que demonstram um crescimento de 5,2% do mercado atacadista distribuidor em 2020, com um crescimento real de apenas 0,7%, também mostram que o mercado exige uma gestão rígida de custo e cuidados financeiros para que as empresas possam crescer.

2) Faltam líderes capacitados nas empresas:

As equipes são reflexo do trabalho do líder e faltam líderes no mercado, temos muitos chefes, mas poucos líderes. Observamos muitos varejistas, sejam supermercados ou farmácias querendo crescer, mas sem um programa concreto para formação de líderes. De forma que ao inaugurarem terão problemas de gestão e resultados comprometidos. Portanto, é preciso investir na capacitação de gestores e encarregados que serão os alicerces para o crescimento da sua empresa.

3) Não podemos apenas oferecer mais do mesmo:

Quando se monta uma loja nova, ou você é melhor do que a concorrência em algum quesito ou é diferenciado. Vemos muitas lojas inaugurando mostrando mais do mesmo, mas o cliente procura algo diferente, seja no atendimento, mix de produtos ou serviços. Portanto, seja diferente, tenha uma identidade própria e pare de apenas copiar os outros.

4) A equipe mais engajada e comprometida vence:

Hoje vivemos em um mundo competitivo, onde o segredo não está em ter a maior equipe, mas em ter a melhor, mais bem preparada e comprometida com resultados. Não basta mais criar uma campanha e sortear um carro na loja. Será preciso engajar e compro[1]meter a equipe para valorizar a campanha, atender bem o cliente e evitar rupturas.

5) Administração inteligente de metas:

As empresas não crescem apenas focadas em fatura[1]mento, as empresas crescem focadas em margem, estratégia e lucratividade. Nos últimos anos, acompanhamos nacionalmente empresas com faturamentos bilionários fecharem as portas. O segredo para crescer com solidez é ter metas estratégicas que bus[1]quem não só faturamento, mas uma estratégia de margem que gere a satisfação do consumidor e lucratividade do varejista.

6) Se lembre das datas sazonais:

Cliente gosta de novidades e novas experiências de compra. Sendo assim, as datas sazonais são excelentes oportunidades de mudar a atmosfera da sua loja, atrair e fidelizar. O problema é que muitos varejistas ainda desvalorizam as datas geralmente por pecar no planejamento ou por problema de comunicação entre os setores, oferecendo mais uma vez mais do mesmo.

7) Construa um time que bate meta e seja feliz.

O caminho do resultado é você desenvolver uma identidade e uma cultura forte dentro da empresa onde as pessoas trabalhem com vontade de crescer, batam metas e sejam felizes, para isso você deverá investir na valorização das pessoas, meritocracia, mas também cobrança e acompanhamento constante das metas para resultado. Portanto, desafie a sua equipe a bater metas e quando baterem faça um churrasco, crie o jantar dos campeões e celebre as vitórias, criando um time que bate meta e seja feliz.

DOMINGOS CORDOVIL é Ceo da Cordovil Consultores Associados, empresa de consultoria especializada em Gestão, Trade e Vendas. Administrador de Empresas pela UFC Universidade Federal do Ceará, Especialis[1]ta em Varejo, Gestão de Vendas e Trade Marketing. Professor do MBA da UNIFOR em Gestão de Vendas e Distribuição, Professor TRADE MARKETING pela MRH Gestão, Consultor do SEBRAE NACIONAL para capa[1]citação de consultores para atuação no Varejo. Com vasta experiência nacional em empresas como: Grupo Ypióca, Diageo, Sucos Jandaia, Alyne Cosméticos, Gru[1]po 3 Corações, CERBRAS, Danone, Sorvetes FrutBiss, Bauducco, M. Dias Branco, SEBRAE, Distribuidora Sol[1]mar, Grendene, Tetê Distribuidor –Havaianas, Dansul Nestlé, L&L Nestlé, Claro, Uniforça, Super Lagoa, Jsb, Cdl, Acad, Facic, entre outros clientes.

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