Quer reformular sua marca? Veja as 4 perguntas que devem ser feitas antes de começar
Criar uma marca do zero não é uma missão simples. Reformulá-la, então, é um desafio ainda maior. Para quem tem um negócio há muito tempo, este é um processo que demanda paciência, pesquisa e uma viagem para a história do seu próprio negócio.
Mas isto é algo natural das empresas. Afinal, o empreendedor precisa entender que os seus clientes mudam e esperam novidades.
Pensando nisso, o site AllBusiness separou perguntas importantes de se fazer antes de engajar na busca por uma nova identidade de marca. Entre as recomendações, estão dicas como buscar a origem da empresa e pesquisar o que está sendo praticado pela concorrência.
Confira as quatro questões essenciais a seguir:
Qual é a sua história?
Reformular a marca tem a ver com mudar o logo e atualizar as cores. Mas não só isso. É importante que o empreendedor busque na sua história elementos que quer passar à nova geração de clientes. O empresário deve ir atrás de informações como data de fundação, ideia por trás do negócio e sua missão. No mais, é importante fazer perguntas dentro da pergunta. Elas incluem: Como sua marca mudou com o tempo? Qual é a sua proposta de valor? O que torna a sua empresa diferente da concorrência? Saber essas respostas ajudará o dono de negócio a identificar o novo momento da companhia.
Quem é a persona compradora?
Quando o negócio foi fundado, quem era o seu público-alvo? Ele mudou com o tempo ou é o mesmo? Para ter essas respostas, uma dica é ir além das suposições, fazendo pesquisas de mercado com seus clientes e levantando avaliações da sua empresa.
O que os concorrentes estão fazendo?
Não há como escapar dessa técnica. É importante ir atrás da concorrência para entender o que ela está fazendo. Durante a pesquisa, buscar o que agrada com relação a cores e logos trará referências ao empreendedor. É capaz que o dono de negócio encontre algo comum entre eles – e que pode ser adicionado à sua estratégia.
O seu conteúdo é acessível?
Outro ponto essencial da pesquisa é descobrir se o conteúdo da sua marca é acessível a todos. Por exemplo, é importante saber se as cores escolhidas pela empresa podem ser vistas em diferentes fundos e se as fontes são fáceis de ler. Mesmo com o contraste de cor, pessoas com deficiência visual precisam conseguir ler se conteúdo e ver seu logo. O mesmo público também demanda a inclusão de descrições em áudio do site para que leitores de tela possam descrever da melhor forma.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios