Modelos de atacarejos apontam novas tendências de compras no Brasil

O Brasil atravessa uma grande crise em todo seu território nacional, mas apesar desse momento complicado uma atividade vem se destacando no país: os atacarejos. Se você não sabe como funciona esse modelo de loja, eu explico para você: ele é um tipo de varejo onde o cliente tem condições de comprar produtos com preços mais baratos, geralmente isso ocorre quando o cliente compra a partir de uma certa quantidade de mercadorias. Para se ter ideia, em uma pesquisa realizada pela consultoria Gouvêa Ecosystem, as vendas em modelo de atacarejos cresceram 22% no último ano no Brasil

Com estruturas mais simples que os supermercados tradicionais, os atacarejos possuem os estoques dentro de sua própria estrutura, ou seja, quando os produtos acabam, basta  descer um novo lote e colocar em suas prateleiras, reduzindo consideravelmente o custo logístico e de espaço. Permitindo que os preços fiquem mais baratos que em outros modos de vendas.

Diferente de quando os modelos de atacados iniciaram sua operação no Brasil, esse tipo de negócio nasceu para atender tanto pessoas físicas como jurídicas, indo de lanchonetes, pequenos comerciantes e restaurantes até os consumidores finais que estão em busca de economia na hora de realizarem suas compras.

Porém, é preciso pensar em diferenciais para esse modelo, já que a proposta tem que ir além da relação de custo-benefício na hora de fazer as compras, ou seja, não basta ser apenas barato. Para que isso aconteça, é necessário acompanhar as mudanças de comportamento do seu consumidor. Por exemplo: nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia, as compras online se tornaram tendência em todo país; devido a esse novo comportamento é preciso investir em meios para que os clientes possam realizar suas compras online.

Os consumidores estão cada vez mais conectados, e por conta disso a presença deles é vista em diversos canais de comunicação. Por conta disso, é necessário traçar uma estratégia que conecte tudo dentro de uma mesma plataforma, isso já é tendência em muitos setores, é necessário fazer um investimento nesse sentido, principalmente ligado ao varejo.

Essa é uma tendência que deve chegar nos atacarejos pelos próximos anos, fazendo com que essas práticas sejam comuns e que as empresas atendam os clientes da melhor forma possível. Com isso, se você se adequar primeiro a essa integração do físico e digital, terá uma vantagem competitiva em relação ao seu concorrente.

SOBRE AMILCAR PAVAN

Formado em Publicidade pela PUC-Campinas em 2005 com MBA em Inteligência de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um dos sócios-proprietários do Flex Atacarejo e Asp Horti-mercado, com unidades em Valinhos e Vinhedo.

Fonte: Atacarejo

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