REDE BIG NORDESTE CELEBRA 10 ANOS DE ATUAÇÃO NA PARAÍBA
Com 30 lojistas associados, a rede preza pelo relacionamento com associados, fornecedores e clientes, se consolidando como uma das referências associativistas no mercado paraibano
A Rede Big Nordeste foi fundada na Paraíba no dia 23 de outubro de 2011, sendo fruto do projeto visionário de um grupo de amigos que, durante uma visita a Associação Paulista de Supermercados (APAS), resolveu se reunir para fundar uma rede.
Inicialmente com o nome de Rede Nordeste, a rede surgiu com o objetivo de ser uma referência no mercado de atuação, gerando confiança para os clientes, colaboradores e fornecedores, garantindo a satisfação por meio da excelência no atendimento e parcerias de qualidade.
Celebrando 10 anos em 2021, a Rede Big Nordeste se consolida como uma das referências associativistas no estado da Paraíba, resultado de um trabalho feito com compromisso e união de todos que fazem parte do grupo. Ao longo dos anos, a rede enfrentou inúmeros desafios mas também conquistou grandes vitórias, que a ajudaram a chegar onde está hoje.
Grande parte do período de gestão da rede contou com a presença de Jurandi Araújo, atual presidente da Rede Big Nordeste. Antes de assumir a presidência, Jurandi passou quatro anos como vice-presidente, após aceitar o convite feito pelos integrantes da rede, e neste ano completa quatro anos à frente como presidente da rede.
“De princípio foi implantada a transparência total, gerando a confiança e, com confiança, os resultados. Esses são os três pilares para o associativismo.”
Jurandi Araújo, Presidente da Rede Big Nordeste
Com oito anos de experiência, Jurandi ressalta que tem o associado como foco na sua gestão. “Na minha visão, quando temos associado forte, temos uma rede forte. Não tem como ter uma rede forte se não tiver associado satisfeito, e isso é uma cadeia. Quando o associado está satisfeito, o fornecedor está satisfeito e as ações que a gente proporciona deixa o nosso cliente, em primeiro lugar, satisfeito”, aponta o gestor.
Com essa visão, a Rede Big Nordeste buscou, ao longo dos últimos anos, fortalecer os associados, prezando por boas parcerias, bons contratos e fazendo negócios com o objetivo de proporcionar ações que alcancem os consumidores finais com produtos e atendimento de qualidade.
Hoje a Big Nordeste está presente em vinte cidades da Paraíba. “Quando eu iniciei como vice-presidente contávamos com quatorze lojas, e de princípio foi implantada a transparência total, gerando a confiança e, com confiança, os resultados. Esses são os três pilares para o associativismo. Eu tô à frente como presidente a quatro e hoje nós temos trinta lojistas satisfeitos e em crescimento, graças a Deus”, ressalta Jurandi.
Sendo um dos responsáveis por uma gestão considerada de sucesso por todos os envolvidos com a Rede Big Nordeste, Jurandi lembra que quando iniciou sua gestão à frente da rede ele percebeu que apesar de já serem fortes, ainda faltava fazer mais negócios unidos como grupo. Por isso, foi feito todo um trabalho com foco na união dos associados com o objetivo de potencializar o poder de compra da rede.
“A gente não tinha um poder de compra porque cada um comprava o seu e juntava, era muito fraca a nossa negociação. A gente comprava bem, mas comprava só. Então desde que eu iniciei o trabalho eu sempre foquei muito em comprar junto, fortalecer o grupo, e esse trabalho foi feito para hoje a gente poder contar com os números que nós estamos. Uma rede reconhecida, principalmente pelos nossos fornecedores”, comenta Jurandi.
Para Leo Meireles, diretor executivo da rede, o trabalho em equipe foi essencial para que a rede chegasse ao patamar desejado, chamando os fornecedores para trabalharem em conjunto com a gestão da rede. “Como eu era fornecedor antes, o meu pensamento de rede era o de sugar. Então eu passei pra eles que não é assim, que precisa ter aquela mão de via dupla, né? Toma lá dá cá. Com isso, fui abrindo a mente deles [fornecedores] e chegamos mostrando que a ente estava com outro pensamento e, juntos, conseguimos superar as dificuldades.”, aponta o diretor.
Foi com o trabalho em equipe que a Rede Big Nordeste recebeu uma homenagem do Sebrae com o título de Melhor Gestão do Brasil, durante o encontro nacional de centrais de negócios, prêmio que marcou uma página na história da rede e mostra os frutos de uma gestão que, em união, busca solucionar problemas e superar desafios. “São desafios diferentes, né? Quando você parte da direção de uma rede, você aumenta o seu desafio porque aumenta o número de lojas que tem na sua responsabilidade. Ou seja, suas ações precisam ser assertivas porque, por exemplo, nós estamos hoje com trinta lojas, quando dá errado, são trinta problemas pra resolver. Então, é necessário ter uma perspectiva de acerto muito grande para diminuir os problemas que possam vir a ter. Quanto mais acerto melhor”, ressalta o presidente da rede.
Diferenciais da Rede Big Nordeste
Para uma loja que deseja se associar a Rede Big Nordeste, alguns pré-requisitos devem ser atendidos. Primeiramente é realizada uma entrevista com o futuro associado, onde três parâmetros são muito importantes: o espírito de associativismo, ser uma pessoa idônea e participar das assembleias.
Todos esses pontos são considerados importantes para que o padrão de trabalho da rede seja atendido e as boas relações de negócio sejam mantidas, sendo um fator positivo para ambos os lados. Já em relação ao financeiro, exige-se que a empresa seja lucro real e cumpra um determinado faturamento.
Uma grande vantagem da Rede Big Nordeste é oferecer uma parceria de trabalho mais benéfica para o associado, que muitas vezes encontra dificuldades em outros modelos existentes no mercado por terem que cumprir taxas muito altas relacionadas ao volume de compras. “O associado, às vezes, não suporta, [eles] são obrigados a comprar. Nós não trabalhamos dessa forma. Então, quando a gente fecha a negociação com os fornecedores, nós vamos bem direto no assunto, em que cada loja vai trabalhar a sua necessidade. E, com isso, nós temos crescido bastante, dia a dia. Hoje, estamos com o faturamento anual de cento e oitenta milhões”, aponta Leo Meireles, diretor executivo da rede.
Campanha de aniversário
No ano em que celebra 10 anos de existência, a Rede Big Nordeste tem feito uso do marketing para ressaltar o período de comemoração. Todos os informativos estão vindo no padrão estabelecido para o ano comemorativo, falando do aniversário e da campanha em cima da data. O mesmo tem sido realizado nas redes sociais e outras mídias, como o rádio.
Planos futuros
Atualmente a diretoria é formada pelo presidente Jurandi Araújo, o vice-presidente Geraldo da Silva, o tesoureiro, três secretários e os diretores. Para compor a diretoria da rede é preciso ser associado a ela, conforme rege o estatuto interno.
Ao final do ano de 2021, Jurandi encerra seu segundo mandato como presidente na rede, após oito anos, contando o período de vice-presidente e presidente, à frente da gestão do grupo. Uma gestão de grande crescimento para a Rede Big Nordeste, que ao longo desse tempo passou de quatorze para trinta associados no estado da Paraíba, com lojas presentes em vinte cidades.
Para o futuro, o sucessor do atual trabalho seguirá trabalhando para fortalecer a rede e gerar novos negócios para atender todo o grupo.
“É necessário ter uma perspectiva de acerto muito grande para diminuir os problemas que possam vir a ter. Quanto mais acertos melhor.”
Jurandi Araújo, presidente da Rede Big Nordeste