A importância das estratégias de entrega: 3 lições para o comércio local na Black Friday em 2023

No cenário varejista brasileiro, a Black Friday de 2022 foi um marco significativo. De acordo com o Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA), registramos nesta semana um crescimento médio nas vendas de 6,9% em relação ao ano anterior, demonstrando a resiliência do setor varejista em nosso País após os desafios impostos pela pandemia.

Os dados deste relatório apresentam um quadro variado, com as vendas nas lojas físicas aumentando 5,4%, enquanto o comércio eletrônico registrou um crescimento notável de 21,1%. Essa tendência reflete o cenário em evolução do varejo brasileiro, com canais físicos e digitais coexistindo para atender às crescentes expectativas dos consumidores, alinhando-se ao conceito do novo varejo, isto é, com as necessidades e os desejos dos consumidores orientando as decisões de negócios.

Na Lalamove, vimos um movimento de otimismo entre os clientes: na semana da Black Friday em 2022, o número médio total de pedidos corporativos, entre veículos grandes (carretos, utilitários e vans), pequenos (carro sedan e hatch) e duas rodas (motos com e sem baú), quase dobrou, em comparação com o ano anterior.

Para pedidos de usuários individuais, ou seja, de pessoas físicas enviando para pessoas físicas, os números foram ainda mais surpreendentes, com um aumento médio de 171%. É importante comentar sobre um comportamento percebido em pequenos produtores e comerciantes locais, que se cadastram na plataforma como pessoa física para enviar os produtos, fato que também explica o aumento superior ao aumento nos pedidos corporativos.

De fato, segundo o Sebrae, a Black Friday é a data mais importante do faturamento para 60% das PMEs. E a tendência deve se manter, visto que o estudo “Aquecimento Black Friday 2023”, da Nuvemshop, apontou que 93% dos lojistas entrevistados afirmaram que vão realizar campanhas promocionais, contra 53% que realizaram em 2022.

Internamente, as projeções também são otimistas para a data em 2023, com crescimento em todas as categorias de veículos (veículos grandes, veículos pequenos e duas rodas) e um aumento médio no número de pedidos corporativos, em mais do que o dobro do último ano. Para solicitações de pessoas físicas, a expectativa é ainda maior, com previsão de que o número de solicitações cresça 2,5 vezes.

Essa tendência demonstra a importância que a Black Friday tem ganhado em nosso País e a crescente oportunidade que a data tem representado, principalmente para os pequenos comerciantes, neste momento de retomada econômica.

Entregas como fator decisivo para o varejo local 

De fato, a crescente intenção das pequenas e médias empresas (PMEs) de aproveitar datas especiais e a expectativa de crescimento das vendas indicam que as entregas desempenharão um papel crucial no futuro do varejo local. Isso se torna especialmente evidente em datas como a Black Friday, quando a ansiedade por receber a compra pode ser até maior.

Portanto, para as PMEs dominarem os momentos de pico de demanda, é fundamental adotar práticas eficazes e inovadoras, dentre as quais destaco:

  • Tecnologias de rastreamento: Utilizando sistemas de ponta para monitorar a localização dos produtos e fornecer informações em tempo real aos clientes, aumentando a transparência e a eficiência durante os períodos de alta demanda.
  • Tecnologias de roteirização: Utilizando algoritmos e software avançados para otimizar as rotas de entrega, reduzindo os prazos de entrega, o consumo de combustível e possíveis atrasos durante períodos de alta demanda.
  • Fornecimento confiável de motoristas e entregadores: Garantir um fornecimento confiável de entregadores permite entregas oportunas, mesmo durante picos de demanda inesperados. Não basta apenas ter disponibilidade, mas é preciso contar com motoristas experientes para fazer entregas seguras e pontuais, com um retorno ágil nos pedidos para diminuir o tempo de espera e superar a concorrência. Afinal, a velocidade e a possibilidade de entrega no mesmo dia estão entre os principais critérios de escolha dos usuários.

Por fim, mas igualmente relevante, é imperativo que as pequenas e médias empresas ofereçam opções ágeis e descomplicadas para gerenciar o processo de logística reversa. Isso significa proporcionar aos clientes e parceiros comerciais uma maneira conveniente de devolver produtos, garantindo que a experiência seja tão eficiente no retorno quanto na entrega, contribuindo assim para consolidar uma reputação positiva no comércio local.

Como uma lição valiosa para os comerciantes locais, vale lembrar que, quando as expectativas estão no auge, a entrega eficiente não se limita a cumprir prazos, mas também a proporcionar uma experiência de compra completa e memorável. Afinal, na Black Friday tudo se resume a conquistar a confiança dos clientes para garantir a continuidade do que começou com uma oferta irresistível.

Helena Lizo é diretora geral da Lalamove no Brasil
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

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