Abastecimento deve ser a prioridade dos supermercados para as festas de fim de ano
Eduardo Terra, presidente da SBVC, acredita que as reuniões nesta época serão mais intensas
A partir de meados de outubro, às vezes até antes, muitos supermercados já começam a implementar a decoração de Natal e Ano Novo nas lojas. O calendário brasileiro neste período coincide com datas importantes para o setor varejista e que atraem os consumidores para as compras. Diante de um período de grandes oportunidades como o fim de ano, como os supermercados devem se preparar para aumentar as vendas nessa época?
De acordo com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e sócio da HiPartners Capital & Work, a palavra-chave é abastecimento, principalmente por conta das rupturas que as lojas sofreram por causa da pandemia, resultando em perda de vendas. ”O primeiro ponto é ter uma boa agenda de compras, planejamento, abastecimento, para que não haja esses problemas. O que se deve evitar é a falta de produtos. Tanto no estoque quanto no PDV”, explica.
Para o presidente da SBVC, é preciso evitar gerar frustração no consumidor por não encontrar o que procura, especialmente no período de festas de final de ano. “Agora, de fato, teremos um Natal e um ano novo com praticamente 100% de normalidade e as reuniões devem ser muito intensas entre família e amigos. Os supermercados devem estar preparados para isso”, alerta Eduardo.
Conversão e colaboradores treinados
Segundo o especialista, eventos como a Copa do Mundo e a Black Friday devem fazer parte da preparação das lojas supermercadistas e alguns fatores precisam ser explorados para engajar o público. “O ponto de venda é o grande momento para despertar a alavanca das compras, principalmente a não planejada. Isso é alcançado com ofertas de cashback, programa de pontos, etc. É preciso uma estratégia para que haja esse processo de conversão”, afirma Eduardo Terra.
O executivo afirma que a decoração da loja também contribui com a entrada de mais clientes no supermercado e, por isso, nesta época do ano, deve ser pensada de acordo com o público-alvo que a empresa espera atingir. Por outro lado, para o presidente da SBVC, os colaboradores podem contribuir com os resultados e o desempenho da loja desde que estejam treinados e motivados para que esse ambiente todo funcione. “Quando a equipe está devidamente orientada para cada uma das campanhas e promoções, elas funcionam em harmonia com os objetivos”, completa.