APAS Show bate recordes e gera mais de R$ 14 bilhões em volume de negócios em sua 37a edição
O maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo contou com 137.487 visitas
Com o posicionamento de oferecer tudo o que há de mais relevante para o setor supermercadista, a APAS Show, o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, realizou sua 37a edição entre os dias 15 e 18 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com um total de 137.487 visitas, crescimento de 23,3% em relação a frequência da edição de 2022, e R$ 14 bilhões em volume de negócios gerados, a Apas Show mais uma vez porque se consolida como a feira mais importante para o setor. A Conexão de Negócios, um espaço exclusivo para reuniões privativas entre empresários e executivos das empresas participantes, foi responsável direta por parte do volume de transações da feira.
“Todos esses depoimentos, os números de visitas e volume de negócios demostram a importância da feira para um setor que continua em plena expansão no país. Em 2024, temos a missão de fazer um evento tão grandioso como este!”, comemora Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS.
Na edição de 2023, a feira contou com cerca de 850 expositores, sendo mais de 200 internacionais, distribuídos em cinco pavilhões e 78 mil m2 de exposição. A APAS SHOW 2023 teve expositores internacionais, de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile e México, que foram abordados e convidados durante a Ronda Latinoamérica, por meio de parcerias com governos e suas agências.
Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a APAS SHOW 2023 reforça o conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor – desde alimentos e bebidas, incluindo tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e conteúdos relevantes para o varejista.
A principal novidade da 37a edição da APAS Show 2023 refletiu as mudanças nos hábitos do brasileiro, como a hiper segmentação, o crescimento do consumo de alimentos frescos e saudáveis e o aquecimento do mercado nacional.
Congresso “Supernova – Expanda Seu Futuro”
Além da feira, a APAS Show 2023 também realizou o tradicional congresso de gestão que acontece simultaneamente as exposições, tendo também programação durante o turno da manhã.
Neste ano, o tema do congresso foi “Supernova – Expanda Seu Futuro” tratando sobre a hiper segmentação dos formatos e canais de vendas, da diversificação no comportamento de consumo e da necessidade do setor supermercadista em acompanhar essas transformações e oferecer novas experiências aos consumidores.
Foram 92 palestrantes especialistas em diversos temas. Entre os grandes nomes estiveram americano Lee Peterson, vice-presidente executivo de marca, estratégia e design da WD Partners, e a britânica Kate Ancketi ll, CEO da GDR Intelligence, especialistas em varejo e negócios do futuro, respectivamente.
O congresso teve uma estrutura composta por um Grande Auditório e mais seis espaços temáticos: Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico.
Produtos naturais e orgânicos
No Pavilhão Amarelo, a APAS montou uma estrutura exclusiva e dedicada ao FFLV (flores, frutas, legumes e verduras) e todas as suas frentes.
A área contou com 1.500 metros quadrados e estará dividida em três temas: Fresh Station, e produtos orgânicos; Fresh Farm, espaço de experiências; e Natural Station, com itens saudáveis e naturais.
Prêmio Stand APAS SHOW by POPAI Brasil
Outro ponto chave da 37a edição da APAS SHOW foi o Prêmio Stand APAS SHOW com o objetivo de incentivar e reconhecer os expositores mais criativos e inovadores nas seguintes categorias: melhor conceito, em que são analisadas a estrutura de construção do espaço, originalidade, mobiliário, decoração e práticas de ESG; melhor ação promocional, ou seja, o expositor que promoveu as melhores iniciativas para atrair o público ao estande; melhor comunicação visual, que causou maior impacto de comunicação visual aplicada; melhor visual merchandising, aquele que expôs os produtos da melhor maneira; melhor estande sustentável, em que será destacado o expositor que reduziu a quantidade de resíduos, fez uso eficiente da energia, promoveu a reciclagem, a sensibilização e a educação ambiental; e melhor estande internacional, valorizando a marca estrangeira que apostou em um espaço diferenciado para atrair os visitantes.
Além dos expositores, a APAS SHOW também premiará as montadoras, destacando e reconhecendo quem atua nos bastidores de um grande evento.
Os estandes da Nestlé e da Heineken foram os grandes destaques do prêmio Stand APAS SHOW Popai – que gratificou os melhores estandes nos critérios: melhor conceito de estande, melhor ação promocional, melhor visual merchandising, melhor comunicação visual e melhor estande sustentável, trazendo também como novidade a premiação de melhor conceito de estande para as montadoras, além da premiação em NTF.
Arrecadação de alimentos
Neste ano, foram 48 toneladas recolhidas, a maior da história da feira. Na edição anterior foram 16,8 toneladas. A dinâmica deste ano favoreceu uma maior arrecadação, já que, pela primeira vez, os alimentos começaram a ser recolhidos no início do ano. Antes mesmo do começo da feira, no dia 15, a
APAS SHOW já havia contabilizado 23,7 toneladas de alimentos. Durante os quatro dias de evento, foram mais 24,3 toneladas.
Os alimentos arrecadados foram distribuídos para o Instituto Amigos do Bem, Associação Prato Cheio e Programa Mesa Brasil – que possuem trabalhos sociais com famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social – e para a Comunidade Zarchi Narchi, população carente que habita o entorno da Expo Center Norte. Um dos expositores que contribuíram com a campanha foi o Grupo Trigo dono das marcas Spoleto, China in Box, Gendai, Koni, LeBonTon e Gurumê, que doou massas e molhos para as instituições. Para o grupo, a feira foi muito positiva, com mais de 1.800 pessoas provando as novidades que a tradicional marca vai levar aos supermercados a partir do segundo semestre.
Matéria de Capa da edição 89