Apenas 43% dos consumidores estão preocupados com o aumento do custo de vida
Esta é a constatação do relatório anual de tendências de consumo da Capgemini, intitulado ‘What Matters to Today’s Consumer’
Apesar do aumento do custo de vida, apenas 43% dos consumidores se mostram preocupados com a possibilidade de suas finanças pessoais piorarem nos próximos meses. Em comparação, 80% expressaram essa preocupação no último ano. Essa constatação é proveniente da terceira edição do relatório anual de tendências de consumo da Capgemini, intitulado ‘What Matters to Today’s Consumer’.
Mesmo sem grandes preocupações com o custo de vida, os consumidores preferem aquelas varejistas mais acessíveis. Ou seja, 70% dos clientes preferem comprar em estabelecimentos que ofereçam descontos para a aquisição de seus produtos. Além disso, 73% afirmam que serão mais leais a empresas que se solidarizam em momentos difíceis, e quase a mesma proporção disse que compraria mais produtos/serviços dessas empresas no futuro.
“Embora as preocupações dos consumidores tenham diminuído este ano, eles continuam prudentes em relação aos gastos e não estão dispostos ou capazes de gastar mais. É crucial que os varejistas transformem as suas operações, a fim de repercutirem os benefícios em termos de custos aos consumidores, que são cada vez mais seletivos na escolha de produtos e marcas”, afirma Lindsey Mazza, líder global de Varejo do Grupo Capgemini.
A Capgemini entrevistou 11.681 pessoas em 11 países da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico para o estudo, e destas, 65% esperam que os vendedores as informem quando as marcas reduzem o peso ou a qualidade de um produto, mantendo o preço inalterado – fenômenos comumente reconhecidos como shrinkflation e skimpflation, respectivamente.